Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17985
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lidiomarcosdesouzadamasceno.pdf3.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Laboratório de ciências para o novo ensino médio: explorando a condutividade elétrica em soluções eletrolíticas
Autor(es): Damasceno, Lidio Marcos de Souza
Primeiro Orientador: Menezes, Paulo Henrique Dias
Membro da banca: Morais, Angelita Vieira de
Membro da banca: Silva, Adriana Aparecida da
Resumo: O novo ensino médio busca promover a integração de saberes por meio da interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento e a partir dos vínculos escolares promovidos entre as disciplinas da base comum e os itinerários formativos. No intuito de despertar nos estudantes um maior interesse pelas aulas de física foi desenvolvido um dispositivo eletrolítico de condutividade elétrica, que consiste em uma ferramenta sensível à condução de eletricidade em soluções líquidas. O referido produto educacional foi construído consorciando o ensino de ciências por investigação (EnCI) e a metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP). Entendemos que as etapas investigativas do EnCI podem potencializar a organização e a aplicação do conhecimento, alinhando-se à problematização presente nas etapas da metodologia dos três momentos pedagógicos. A proposta didática consistiu em uma sequência de ensino de cunho investigativo (SECI) com elaboração de práticas experimentais, de natureza investigativa, voltadas para o estudo da eletricidade e da condutividade elétrica em soluções eletrolíticas. Para tal, foram utilizados materiais de baixo custo e conhecimentos básicos de uso de produtos elétricos. A SECI foi elaborada pautada em saberes de eletricidade, condutividade elétrica e soluções eletrolíticas, fomentando assim atividades interdisciplinares entre os conhecimentos da Física e da Química. Dessa forma, foram construídos kits experimentais pelos próprios estudantes a partir de uma situação problema apresentada e discutida em sala de aula. A SECI foi aplicada em turmas do segundo ano do novo ensino médio (NEM). Os relatórios elaborados durante as práticas evidenciam que este recurso se configurou como uma importante ferramenta no processo de aprendizagem dos educandos, favorecendo a compreensão dos estudantes sobre a condução elétrica e suas aplicações no cotidiano.
Abstract: The New High School seeks to promote the integration of knowledge through interdisciplinarity between areas of knowledge, based on the school links promoted between the common base subjects and the training itineraries. To awaken students' greater interest in physics classes, an electrolytic electrical conductivity apparatus was developed, which consists of a tool sensitive to electrical conductivity in liquid solutions. The educational product was built by combining the teaching of science through investigation and the methodology of the three pedagogical moments. We understand that the investigative stages can enhance the organization and application of knowledge, aligning with the problematization present in the methodology stages of the three pedagogical moments. The teaching proposal consisted of a sequence of teaching by investigation with the development of experimental practices, of an investigative nature, aimed at the study of electricity and electrical conductivity in electrolytic solutions. To achieve this, low-cost materials and basic knowledge of using electrical products were used. This was prepared based on knowledge of electricity, electrical conductivity and electrolytic solutions, thus promoting interdisciplinary activities between the knowledge of Physics and Chemistry. In this way, experimental kits were constructed by the students themselves based on a problem situation presented and discussed in the classroom. It was applied to second-year classes of New High School. The reports developed during the practices show that this resource is an important tool in the students' learning process, favoring students' understanding of electrical conduction and its applications in everyday life.
Palavras-chave: Novo ensino médio
Ensino de física
Eletricidade
Soluções eletrolíticas
Ensino por investigação
New high school
Physics teaching
Electricity
Electrolytic solutions
Research-based teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17985
Data do documento: 11-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons