Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17985
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lidiomarcosdesouzadamasceno.pdf3.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Angelita Vieira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351534160055927pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Aparecida da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorDamasceno, Lidio Marcos de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388256225257486pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T15:40:05Z-
dc.date.available2024-12-19-
dc.date.available2024-12-20T15:40:05Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17985-
dc.description.abstractThe New High School seeks to promote the integration of knowledge through interdisciplinarity between areas of knowledge, based on the school links promoted between the common base subjects and the training itineraries. To awaken students' greater interest in physics classes, an electrolytic electrical conductivity apparatus was developed, which consists of a tool sensitive to electrical conductivity in liquid solutions. The educational product was built by combining the teaching of science through investigation and the methodology of the three pedagogical moments. We understand that the investigative stages can enhance the organization and application of knowledge, aligning with the problematization present in the methodology stages of the three pedagogical moments. The teaching proposal consisted of a sequence of teaching by investigation with the development of experimental practices, of an investigative nature, aimed at the study of electricity and electrical conductivity in electrolytic solutions. To achieve this, low-cost materials and basic knowledge of using electrical products were used. This was prepared based on knowledge of electricity, electrical conductivity and electrolytic solutions, thus promoting interdisciplinary activities between the knowledge of Physics and Chemistry. In this way, experimental kits were constructed by the students themselves based on a problem situation presented and discussed in the classroom. It was applied to second-year classes of New High School. The reports developed during the practices show that this resource is an important tool in the students' learning process, favoring students' understanding of electrical conduction and its applications in everyday life.pt_BR
dc.description.resumoO novo ensino médio busca promover a integração de saberes por meio da interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento e a partir dos vínculos escolares promovidos entre as disciplinas da base comum e os itinerários formativos. No intuito de despertar nos estudantes um maior interesse pelas aulas de física foi desenvolvido um dispositivo eletrolítico de condutividade elétrica, que consiste em uma ferramenta sensível à condução de eletricidade em soluções líquidas. O referido produto educacional foi construído consorciando o ensino de ciências por investigação (EnCI) e a metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP). Entendemos que as etapas investigativas do EnCI podem potencializar a organização e a aplicação do conhecimento, alinhando-se à problematização presente nas etapas da metodologia dos três momentos pedagógicos. A proposta didática consistiu em uma sequência de ensino de cunho investigativo (SECI) com elaboração de práticas experimentais, de natureza investigativa, voltadas para o estudo da eletricidade e da condutividade elétrica em soluções eletrolíticas. Para tal, foram utilizados materiais de baixo custo e conhecimentos básicos de uso de produtos elétricos. A SECI foi elaborada pautada em saberes de eletricidade, condutividade elétrica e soluções eletrolíticas, fomentando assim atividades interdisciplinares entre os conhecimentos da Física e da Química. Dessa forma, foram construídos kits experimentais pelos próprios estudantes a partir de uma situação problema apresentada e discutida em sala de aula. A SECI foi aplicada em turmas do segundo ano do novo ensino médio (NEM). Os relatórios elaborados durante as práticas evidenciam que este recurso se configurou como uma importante ferramenta no processo de aprendizagem dos educandos, favorecendo a compreensão dos estudantes sobre a condução elétrica e suas aplicações no cotidiano.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectSoluções eletrolíticaspt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectNew high schoolpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectElectricitypt_BR
dc.subjectElectrolytic solutionspt_BR
dc.subjectResearch-based teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleLaboratório de ciências para o novo ensino médio: explorando a condutividade elétrica em soluções eletrolíticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons