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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental em escolas do município de Juiz de Fora-MG: diagnóstico, indicadores e operacionalização
Autor(es): Lage, Pedro Ferreira
Primeiro Orientador: Castro, Samuel Rodrigues
Co-orientador: Branco, Otávio Eurico de Aquino
Membro da banca: Almeida, Júlia Righi de
Membro da banca: David, Flávia Felizardo
Resumo: A educação ambiental é uma atividade baseada na construção de valores e competências para o engajamento da sociedade na melhoria do meio ambiente. O presente estudo tem como objetivo geral elaborar o diagnóstico e propor ações acerca da inserção da educação ambiental em oito Instituições de Ensino público de Juiz de Fora-MG. A metodologia se concentra na aplicação de um formulário digital no grupo amostral, constituído por dois membros da gestão (diretor e vice-diretor), seis integrantes do corpo docente do Ensino Fundamental e dois auxiliares de serviços gerais, por escola, permitindo-se uma avaliação comparativa das respostas dos envolvidos. Os dados foram analisados estatisticamente, a 95% de confiança, pelos testes U de Mann-Whitney, comparando as percepções dos grupos de respondentes, e Kruskal-Wallis, para avaliar as respostas por dimensão (gestão, currículo e espaço físico) e seus respectivos indicadores da matriz adaptada para o contexto escolar. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em tais testes. Contudo, analisando-se por indicador, destacaram-se diferenças significativas das percepções nas dimensões gestão e currículo, em especial quanto a insuficiência de recursos humanos e financeiros e o baixo envolvimento dos respondentes nos projetos e programas que as instituições participam. A operacionalização das ações destacou desafios relacionados ao engajamento dos atores da comunidade escolar, capitaneados pela direção, e à necessidade de atuação dos docentes em mais de uma Instituição, fato que não contribui para uma criação de vínculo com a escola e, consequentemente, não incentiva a atuação do mesmo como ponto focal de inserção da educação ambiental. Ademais, o ciclo de quatro ações em cada instituição ocorreu durante dois semestres letivos, impactando diretamente 351 discentes, e completando-se com a realização de uma oficina entre os atores envolvidos, visando coletar relatos e construir sugestões de melhorias e adequações para continuidade da transformação socioambiental. O estudo proporcionou a avaliação do atendimento de demandas legais relacionadas aos Projetos Político Pedagógicos e lacunas para internalização, pelas escolas, de práticas de cuidado com meio ambiente, que poderá auxiliar os gestores públicos e diretores de Instituições de Ensino na implementação e melhoria das práticas de educação ambiental em contexto escolar.
Abstract: Environmental education is an activity based on the construction of values and skills for the engagement of society in improving the environment. The general objective of this study is to prepare a diagnosis and propose actions regarding the inclusion of environmental education in eight public educational institutions in Juiz de Fora, Minas Gerais. The methodology focuses on the application of a digital form to the sample group, consisting of two members of the management (principal and vice-principal), six members of the elementary school teaching staff and two general service assistants, per school, allowing a comparative evaluation of the responses of those involved. The data were statistically analyzed, at 95% confidence, by the MannWhitney U test, comparing the perceptions of the groups of respondents, and KruskalWallis, to evaluate the responses by dimension (management, curriculum and physical space) and their respective indicators of the matrix adapted to the school context. No statistically significant differences were found in such tests. However, when analyzing by indicator, significant differences in perceptions were highlighted in the management and curriculum dimensions, especially regarding the lack of human and financial resources and the low involvement of respondents in the projects and programs in which the institutions participate. The operationalization of the actions highlighted challenges related to the engagement of stakeholders in the school community, led by the management, and the need for teachers to work in more than one institution, a fact that does not contribute to the creation of a bond with the school and, consequently, does not encourage the role of the school as a focal point for the insertion of environmental education. Furthermore, the cycle of four actions in each institution occurred during two academic semesters, directly impacting 351 students, and was completed with the holding of a workshop among the stakeholders involved, aiming to collect reports and make suggestions for improvements and adaptations for the continuity of the socio-environmental transformation. The study provided an assessment of compliance with legal demands related to Political Pedagogical Projects and gaps in the internalization, by schools, of environmental care practices, which could assist public managers and directors of Educational Institutions in implementing and improving environmental education practices in the school context.
Palavras-chave: PEA
Instituições de ensino público
Transformação socioambiental
Public education institutions
Socioenvironmental transformation
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC)
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17987
Data do documento: 15-Out-2024
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