Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18089
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lecticiasobreirorezendedesouza.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
lecticiasobreirorezendedesouza-produtoeducacional.pdf2.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Variáveis complexas na licenciatura em matemática: o caso dos números complexos
Autor(es): Souza, Lectícia Sobreiro Rezende de
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Zocolotti, Alexandre Krüger
Membro da banca: Franco, Hernando José Rocha
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa elaborada em mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora/Brasil, inserida na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Matemática, Análise dos condicionantes da sala de aula e Intervenção Pedagógica em Matemática. Esta investigação compõe o macroprojeto de pesquisa do Programa Linsiano de Investigação intitulado Educação Matemática Escolar no século XXI: a formação de estudantes e professores da Educação Básica, sendo um dos subprojetos ao tratar da formação inicial de educadoras e educadores matemáticos nas disciplinas matemáticas, mais especificamente nas disciplinas destinadas às discussões de tópicos relacionados a números complexos e variáveis complexas. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, seu objetivo foi o de investigar quais devem ser as características de uma disciplina de variáveis complexas, no conjunto das disciplinas de um curso de Licenciatura em Matemática, para que esteja a serviço da formação da futura e futuro professor de matemática, e delimitar tais características como uma proposta de sala de aula, em consonância com o referencial teórico metodológico utilizado, o Modelo dos Campos Semânticos, proposto por Romulo Campos Lins. Delimitamos características para uma disciplina de variáveis complexas após realização de análise das matrizes curriculares e projetos pedagógicos disponíveis para acesso de onze Universidades Federais mineiras, revisão de literatura relacionada a formação matemática na Licenciatura em Matemática e leitura dos resíduos de enunciação obtidos após aplicação em campo do Produto Educacional formatado em nossa pesquisa, constituído de Fichas de Trabalho com textos para discussão e tarefas com intenção de inserir discentes em uma proposta metodológica baseada nos conceitos do Modelo dos Campos Semânticos, propicia experiências ao professor e professora em formação para além do conhecimento matemático, relacionadas à futura prática docente como vivências metodológicas e pedagógicas frente aos conteúdos de variáveis complexas. Concluímos reforçando a necessidade de construção de textos que sejam suficientes para integrar bibliografia base de ementas de disciplinas de conteúdo matemático, fazendo-se necessário realizarem cada vez mais pesquisas com objetivos de criação de materiais para a licenciatura em matemática com uma perspectiva diferente da já apresentada pelos matemáticos.
Abstract: This work is the result of a research project carried out in a professional master's degree program in the Mathematics Education Postgraduate Program of the Federal University of Juiz de Fora/Brazil, inserted in the research line Teaching and Learning of Mathematics, Analysis of classroom conditions and Pedagogical Intervention in Mathematics. This investigation is part of the macro research project of the Linsiano Research Program entitled Mathematics Education in Schools in the 21st Century: the training of students and teachers of Basic Education, being one of the subprojects that deals with the initial training of mathematics educators in mathematical disciplines, more specifically in disciplines aimed at discussing topics related to complex numbers and complex variables. Characterized as qualitative research, its objective was to investigate what the characteristics of a discipline of complex variables should be, within the set of disciplines of a Bachelor's Degree in Mathematics, so that it is at the service of the training of future mathematics teachers, and to delimit such characteristics as a classroom proposal, in line with the theoretical methodological framework used, the Semantic Fields Model, proposed by Romulo Campos Lins. We defined characteristics for a discipline of complex variables after analyzing the curricular matrices and pedagogical projects available for access at eleven Federal Universities in Minas Gerais, reviewing the literature related to mathematical training in the Mathematics Degree Program, and reading the enunciation residues obtained after field application of the Educational Product formatted in our research, consisting of Worksheets with texts for discussion and tasks with the intention of introducing students to a methodological proposal based on the concepts of the Semantic Fields Model, providing experiences to teachers in training that go beyond mathematical knowledge, related to future teaching practice as methodological and pedagogical experiences in the face of complex variables content. We conclude by reinforcing the need to construct texts that are sufficient to integrate the basic bibliography of syllabuses of disciplines with mathematical content, making it necessary to conduct more and more research with the objective of creating materials for the mathematics degree program with a different perspective from that already presented by mathematicians.
Palavras-chave: Educação matemática
Formação inicial de professores
Produção de significados
Variáveis complexas
Ensino superior
Mathematics education
Initial teacher training
Production of meanings
Complex variables
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18089
Data do documento: 6-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons