Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18090
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaysaadryeneteixeiradasilvarodrigues.pdf3.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
thaysaadryeneteixeiradasilvarodrigues-produtoeducacional.pdf8.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Educação financeira escolar: a proposta de um jogo de tomada de decisões financeiras
Author: Rodrigues, Thaysa Adryene Teixeira da Silva
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Referee Member: Barbosa, Andréia Carvalho Maciel
Referee Member: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: A presente pesquisa que tem como objetivo investigar a produção de um jogo de tabuleiro, referenciado teoricamente, para estimular os estudantes no exercício de tomadas de decisões financeiras como parte de sua formação em Educação Financeira Escolar. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que se desenvolveu uma pesquisa de campo com estudantes de uma escola pública da cidade de Bom Jardim de Minas. O referencial teórico adotado foi o Modelo dos Campos Semânticos e a concepção de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell (2013). O Produto Educacional resultante da pesquisa constituiu-se em um jogo de tabuleiro voltado para estudantes do Ensino Médio.
Abstract: This study investigates the development of a theoretically grounded board game designed to foster financial decision-making skills among students as part of their Financial Education at School curriculum. Using a qualitative approach, the study involved field research conducted with public school students in Bom Jardim de Minas. The study is grounded in the Semantic Fields Model and builds on the Financial Education at School framework as proposed by Silva and Powell (2013). The resulting educational product of this research is a board game specifically designed for high school students.
Keywords: Educação matemática
Educação financeira escolar
Jogo de tabuleiro
Tomada de decisões financeiras
Produção de significados
Mathematics education
Financial education at school
Board game
Financial decision-making
Meaning-making
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18090
Issue Date: 26-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons