Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18093
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carloseduardomendesdearaujocouto.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Brum, Alessandra Souza Melett-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Costa Junior, Martinho Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Americano, Álvaro Eduardo Trigueiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee3Paiva, Samuel José Holanda de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee4Ferraraz, Rogério-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorCouto, Carlos Eduardo Mendes de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-28T15:55:05Z-
dc.date.available2025-01-28-
dc.date.available2025-01-28T15:55:05Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18093-
dc.description.abstractFilmmaker Theo Angelopoulos was born in Athens in 1935 and passed away in the Greek city of Piraeus in 2012. Throughout the 1970s, 1980s, and 1990s, he directed five travel films that addressed global and regional conflicts, Greek political instability, humanitarian issues, and the personal and collective questions of the Balkans in the 20th century. The two productions from the 1990s, Ulysses' Gaze (To vlemma tou Odyssea, 1995) and Eternity and a day (Mia aioniotita kai mia mera, 1998), noticeably distinguish themselves from the previous projects. In these two films, the journeys take place across the Balkan Peninsula, and the characters directly confront the problems of that time, such as the war in the former Yugoslavia and the refugee crisis. Throughout the journey, there is the development of individual and collective identities of that place in opposition to the Balkanist discourse, which is so reductive. The protagonists go through mythical phenomena and return to their past, acting alongside their family and friends, participating in historical events. The images are marked by distant framing and long takes, which lead to a Brechtian de-dramatization, silence and contemplative states. The iconography of these productions is marked by snow, clouds and fog. Our research aims to conceptualize and point out the fundamental aspects of these travel films with a mystical nature, present their theoretical bases and contextualize these productions within the Greek filmmaker's body of work, differentiating them from his previous works of the same genre.pt_BR
dc.description.resumoO cineasta Theo Angelopoulos nasceu em Atenas, em 1935, e faleceu na cidade grega de Pireu, em 2012. Ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990 ele dirigiu cinco filmes de viagem que abordaram os conflitos mundiais e regionais, a instabilidade política grega, os problemas humanitários e as questões pessoais e coletivas dos Bálcãs no século XX. As duas produções realizadas nos anos 90, Um olhar a cada dia (To vlemma tou Odyssea, 1995) e Eternidade e um dia (Mia aioniotita kai mia mera, 1998), nos chamaram a atenção por se distinguirem dos projetos anteriores. Nestes dois filmes, as jornadas são realizadas através da península balcânica, seus personagens lidam diretamente com os problemas da época, ou seja, a guerra na antiga Iugoslávia e a crise dos refugiados. Ao longo da viagem, há o desenvolvimento de identidades individuais e coletivas daquele lugar em oposição ao discurso balcanista, tão redutor. Os protagonistas passam por fenômenos míticos e retornam ao seu passado, contracenando com seus familiares e amigos, participando de eventos históricos. As imagens são marcadas pelos enquadramentos distantes e longas tomadas, que levam a uma desdramatização brechtiana, ao silencio e à estados contemplativos. A iconografia destas produções é marcada pela neve, nuvens e neblina. Nossa pesquisa tem como objetivo conceituar e apontar os aspectos fundamentais destes filmes de viagem com natureza mística, apresentar suas bases teóricas e contextualizar estas produções no conjunto da obra do cineasta grego, diferenciando-os de seus trabalhos anteriores, do mesmo gênero.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema gregopt_BR
dc.subjectFilmes de viagempt_BR
dc.subjectAngelopoulospt_BR
dc.subjectGreek cinemapt_BR
dc.subjectTravel moviespt_BR
dc.subjectAngelopoulospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleOs filmes de viagem mística de Theo Angelopoulos: Uma jornada pelos bálcãspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Artes, Culturas e Linguagens (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons