https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18095| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| thalesbittencourtdeoliveira.pdf | 7.33 MB | Adobe PDF |  View/Open | 
| Type: | Dissertação | 
| Title: | O impacto da pandemia de COVID-19 na quantidade e fluxo de estudantes no Instituto Federal Fluminense, Campus Cabo Frio | 
| Author: | Oliveira, Thales Bittencourt de | 
| First Advisor: | Gasparetto Júnior, Antonio | 
| Referee Member: | Ésther, Angelo Brigato | 
| Referee Member: | Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira | 
| Referee Member: | Silva, André Cantareli da | 
| Resumo: | analisar o comportamento das taxas de evasão estudantil dos cursos de educação superior do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Cabo Frio, com enfoque no período da pandemia de Covid-19, e as medidas tomadas institucionalmente para diminuir e prevenir a evasão neste período. Enquadramento teórico: se baseia na gestão de risco e de crises, em particular a gestão de crises na administração pública. Metodologia: a metodologia utilizada inclui as abordagens quantitativa e qualitativa, com amostragem não probabilística, permitindo acessar as taxas de evasão na população incluída e os registros de ações tomadas pelo IFF Campus Cabo Frio ao longo da Pandemia. Resultados: Os resultados indicam que as medidas tomadas para gerenciar a evasão foram eficazes, porém com limitações em relação ao registro da evasão ao longo dos períodos de pandemia. Originalidade/relevância: a contribuição da pesquisa reside na compreensão das especificidades do ensino no IFF Campus Cabo Frio durante a crise. Contribuições práticas (impacto): o trabalho aponta recomendações para a adoção de metodologias ativas e o uso de tecnologias educacionais que promovam um aprendizado mais engajante e inclusivo. | 
| Abstract: | To analyze the behavior of student dropout rates in higher education programs at the Federal Institute of Fluminense (IFF) Campus Cabo Frio, focusing on the Covid-19 pandemic period, and the institutional measures taken to reduce and prevent dropout during this time. Theoretical Framework: Based on risk and crisis management, particularly crisis management in public administration. Methodology: The methodology includes both quantitative and qualitative approaches, utilizing non-probabilistic sampling to assess dropout rates within the included population and the records of actions taken by IFF Campus Cabo Frio during the pandemic. Results: The results indicate that the measures taken to manage dropout were effective, though there were limitations regarding the documentation of dropout rates throughout the pandemic periods. Originality/Relevance: The research contributes to understanding the specificities of education at IFF Campus Cabo Frio during the crisis. Practical Contributions (Impact): The study provides recommendations for adopting active methodologies and leveraging educational technologies to foster more engaging and inclusive learning experiences. | 
| Keywords: | Gerenciamento de crises Gestão escolar Gestão universitária Pandemia de Covid-19 Crisis management School management University management Covid-19 Pandemic | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | 
| Program: | Mestrado Acadêmico em Administração | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18095 | 
| Issue Date: | 11-Oct-2024 | 
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações) | 
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