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Tipo: Dissertação
Título: O impacto da pandemia de COVID-19 na quantidade e fluxo de estudantes no Instituto Federal Fluminense, Campus Cabo Frio
Autor(es): Oliveira, Thales Bittencourt de
Primeiro Orientador: Gasparetto Júnior, Antonio
Membro da banca: Ésther, Angelo Brigato
Membro da banca: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Membro da banca: Silva, André Cantareli da
Resumo: analisar o comportamento das taxas de evasão estudantil dos cursos de educação superior do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Cabo Frio, com enfoque no período da pandemia de Covid-19, e as medidas tomadas institucionalmente para diminuir e prevenir a evasão neste período. Enquadramento teórico: se baseia na gestão de risco e de crises, em particular a gestão de crises na administração pública. Metodologia: a metodologia utilizada inclui as abordagens quantitativa e qualitativa, com amostragem não probabilística, permitindo acessar as taxas de evasão na população incluída e os registros de ações tomadas pelo IFF Campus Cabo Frio ao longo da Pandemia. Resultados: Os resultados indicam que as medidas tomadas para gerenciar a evasão foram eficazes, porém com limitações em relação ao registro da evasão ao longo dos períodos de pandemia. Originalidade/relevância: a contribuição da pesquisa reside na compreensão das especificidades do ensino no IFF Campus Cabo Frio durante a crise. Contribuições práticas (impacto): o trabalho aponta recomendações para a adoção de metodologias ativas e o uso de tecnologias educacionais que promovam um aprendizado mais engajante e inclusivo.
Abstract: To analyze the behavior of student dropout rates in higher education programs at the Federal Institute of Fluminense (IFF) Campus Cabo Frio, focusing on the Covid-19 pandemic period, and the institutional measures taken to reduce and prevent dropout during this time. Theoretical Framework: Based on risk and crisis management, particularly crisis management in public administration. Methodology: The methodology includes both quantitative and qualitative approaches, utilizing non-probabilistic sampling to assess dropout rates within the included population and the records of actions taken by IFF Campus Cabo Frio during the pandemic. Results: The results indicate that the measures taken to manage dropout were effective, though there were limitations regarding the documentation of dropout rates throughout the pandemic periods. Originality/Relevance: The research contributes to understanding the specificities of education at IFF Campus Cabo Frio during the crisis. Practical Contributions (Impact): The study provides recommendations for adopting active methodologies and leveraging educational technologies to foster more engaging and inclusive learning experiences.
Palavras-chave: Gerenciamento de crises
Gestão escolar
Gestão universitária
Pandemia de Covid-19
Crisis management
School management
University management
Covid-19 Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado Acadêmico em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18095
Data do documento: 11-Out-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



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