Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18099
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kaiocruzesilva.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
kaiocruzesilva-produtoeducacional.pdf401.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento proporcional na matemática escolar: a noção de razão
Autor(es): Silva, Kaio Cruz e
Primeiro Orientador: Oliveira, Rosana de
Co-orientador: Silva, Amarildo Melchiades
Membro da banca: Zocolotti, Alexandre Krüger
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de razão, referenciadas teorica e metodologicamente, para estudantes do Ensino Fundamental, de modo que promova o processo de desenvolvimento do pensamento proporcional. O estudo insere-se no Programa de Investigação intitulado como “Programa Linsiano”, em que uma de suas diretrizes, ao qual este trabalho se vincula, é a investigação de uma reestruturação da matemática escolar fundamentada em modos de produção de significados. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, que foi desenvolvida utilizando uma pesquisa de campo, fundamentada pelo Modelo dos Campos Semânticos. Enquanto projeto de desenvolvimento associado à pesquisa, foi produzido um produto educacional constituído por uma sequencia didática sobre a noção de razão para uso na sala de aula de matemática.
Abstract: The present research aims to investigate the production of a set of tasks on the notion of reason, theoretically and methodologically referenced, for elementary school students, in a way that promotes the process of developing proportional thinking. This research is part of the Research Program entitled “Linsiano Program”, in which one of its guidelines, to which this work is part, is the investigation of a restructuring of school mathematics based on modes of production of meanings. The research is characterized as a qualitative research approach, which was developed using field research, based on the Semantic Fields Model. As a development project associated with research, an educational product was produced consisting of a didactic sequence on reason for use in the mathematics classroom.
Palavras-chave: Educação matemática
Modelo dos campos semânticos
Ensino e aprendizagem
Noção de razão
Matemática escolar
Mathematics education
Model of semantic fields
School mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18099
Data do documento: 26-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons