https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18099
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
kaiocruzesilva.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open | |
kaiocruzesilva-produtoeducacional.pdf | 401.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rosana de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Amarildo Melchiades | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4205648131746032 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Zocolotti, Alexandre Krüger | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3401311670439790 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4205648131746032 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Kaio Cruz e | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5656800712314789 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T15:38:42Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29 | - |
dc.date.available | 2025-01-29T15:38:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18099 | - |
dc.description.abstract | The present research aims to investigate the production of a set of tasks on the notion of reason, theoretically and methodologically referenced, for elementary school students, in a way that promotes the process of developing proportional thinking. This research is part of the Research Program entitled “Linsiano Program”, in which one of its guidelines, to which this work is part, is the investigation of a restructuring of school mathematics based on modes of production of meanings. The research is characterized as a qualitative research approach, which was developed using field research, based on the Semantic Fields Model. As a development project associated with research, an educational product was produced consisting of a didactic sequence on reason for use in the mathematics classroom. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de razão, referenciadas teorica e metodologicamente, para estudantes do Ensino Fundamental, de modo que promova o processo de desenvolvimento do pensamento proporcional. O estudo insere-se no Programa de Investigação intitulado como “Programa Linsiano”, em que uma de suas diretrizes, ao qual este trabalho se vincula, é a investigação de uma reestruturação da matemática escolar fundamentada em modos de produção de significados. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, que foi desenvolvida utilizando uma pesquisa de campo, fundamentada pelo Modelo dos Campos Semânticos. Enquanto projeto de desenvolvimento associado à pesquisa, foi produzido um produto educacional constituído por uma sequencia didática sobre a noção de razão para uso na sala de aula de matemática. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Modelo dos campos semânticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Noção de razão | pt_BR |
dc.subject | Matemática escolar | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Model of semantic fields | pt_BR |
dc.subject | School mathematics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Pensamento proporcional na matemática escolar: a noção de razão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License