https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18113
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Dissertação |
Título : | Educação permanente como estratégia de enfrentamento da pandemia da Covid-19: um olhar sobre a literatura |
Autor(es): | Rios, Laís Duarte |
Orientador: | Silva, Girlene Alves da |
Miembros Examinadores: | Chagas, Denicy de Nazaré Pereira |
Miembros Examinadores: | Silva, Érika Andrade e |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 apresentou desafios significativos para os profissionais de todas as áreas, principalmente os da saúde. Na enfermagem, a linha de frente de enfrentamento da pandemia, a educação permanente surgiu como estratégia crucial para essa batalha, visando aprimorar o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos profissionais da área e facilitar esse momento tão delicado. Este é um estudo de revisão integrativa que teve como objetivo analisar as estratégias de educação permanente aplicadas aos profissionais da enfermagem durante a pandemia da Covid-19. Para tal, foi realizada uma busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed® e SciELO, no período de 2019 a 2022, tendo sido selecionados estudos que abordavam a temática voltada à qualificação dos profissionais de enfermagem em contextos de pandemia. O resultado da análise dos estudos revelou que a educação permanente desempenhou papel fundamental na preparação e no fortalecimento dos profissionais de enfermagem para enfrentar os desafios impostos pela pandemia, visto que utilizou estratégias que contribuíram para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, bem como para a atualização contínua do conhecimento científico e da atuação diante da pandemia da Covid-19. Além disso, a educação permanente demonstrou impacto positivo na segurança do paciente, na qualidade dos cuidados prestados e no bem-estar dos profissionais de enfermagem. Por meio da aprendizagem contínua, os enfermeiros puderam adquirir as habilidades necessárias para lidar com situações complexas, gerenciar o estresse e tomar decisões assertivas. Portanto, a educação permanente se mostrou estratégia essencial no enfrentamento da pandemia da Covid-19, proporcionando aprimoramento profissional, atualização de conhecimentos e fortalecimento das habilidades dos profissionais da enfermagem. Para melhorar sua efetividade e facilitar a adesão à qualificação destes profissionais, é fundamental o desenvolvimento de políticas e recursos adequados, bem como a promoção de parcerias entre instituições de saúde, educação e pesquisa. |
Resumen : | The Covid-19 presented significative challenges for professionals of every area, especially the ones in healthcare. When it comes to nursing, the front-line against the pandemic, the permanent education emerged as a crucial strategy for this battle, aiming to enhance the knowledge, the abilities and attitude of the professionals of the area and to facilitate such a delicate moment. This is integrative review study aiming to analyze the strategies of permanent education to the nursing professionals during the Covid-19 pandemic. For such, a search in the databases of Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed® and SciELO was made, in the period from 2019 to 2022. We selected studies about qualification of nursing professionals in pandemic context. We found that the permanent education played a fundamental part in the preparation and strengthening of nursing professionals to face the challenges imposed by the pandemic, seeing that strategies that contributed for the development of technical and behavioral competences, as well for the continuous update of scientific knowledge and the acting before the Covid-19 pandemic, were used. Besides, the permanent education showed positive impact in patient security, quality of care and welfare of nursing professionals. Through continuous learning, the nurses could get the necessary abilities to deal with complex situations, manage stress and making assertive decisions. Therefore, the permanent education showed itself as an essential strategy facing the Covid-19 pandemic, providing the professional improvement, update of knowledge and strengthening of nursing professional abilities. To better its effectiveness and facilitate the accession of qualification of these professionals, the development of political acts and proper resources, as well as the promotion of partnerships between health, education and research institutions, is fundamental. |
Palabras clave : | Covid-19 Cuidado em enfermagem Educação permanente Nursing care Permanent education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Enfermagem |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18113 |
Fecha de publicación : | 27-dic-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Enfermagem (Dissertações) |
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