Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18115
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Junqueira, Rafael Binato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6873223395666402pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Cleidiel Aparecido Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188911441165919pt_BR
dc.contributor.referee2Rosado, Lucas de Paula Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131926485974624pt_BR
dc.creatorNascimento, Tatiana Angélica Merlini do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934717366395624pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-31T10:50:54Z-
dc.date.available2025-01-30-
dc.date.available2025-01-31T10:50:54Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18115-
dc.description.abstractTo conduct a prospective cohort study evaluating the influence of different teaching methodologies on the radiographic diagnosis of root resorptions by undergraduate dental students. Methods: Forty-eight students performed an index test to assess prior knowledge about root resorption. They were randomly assigned into four groups (n=12) according to the methodology applied to teach about root resorption: traditional in-person teaching (control), remote teaching, gamification and case study. Twenty-four hours later, the students individually evaluated 28 digital periapical radiographs, classifying them according to the absence or type of root resorption present (superficial external, inflammatory internal, or cervical external). After ten days, 20% of the students from each group re-evaluated the images to calculate intra-rater agreement. All students repeated the index test 30 days after the interventions were completed. Statistical analysis used linear regression models, Pearson’s correlation and the chi-squared test (p<0.05). Results: Gamification resulted in better student performance in the index and radiographic diagnosis tests (p< 0.001). Superficial external resorption was the most challenging to diagnose, regardless of the teaching method, while inflammatory internal obtained a higher percentage of correct responses (p<0.001) in the diagnostic test. Conclusions: Gamification showed the best results compared to traditional teaching. All methods involving student interaction demonstrated better outcomes compared to the traditional model in the diagnosis of root resorptions.pt_BR
dc.description.resumoRealizar um estudo de coorte prospectivo avaliando a influência de diferentes metodologias de ensino no diagnóstico radiográfico de reabsorções radiculares por estudantes de Odontologia. Métodos: Quarenta e oito estudantes realizaram um teste de índice para avaliar o conhecimento prévio sobre a reabsorção radicular. Foram distribuídos aleatoriamente por quatro grupos (n=12) de acordo com a metodologia aplicada para ensinar sobre a reabsorção radicular: ensino presencial tradicional (controle), ensino à distância, gamificação e estudo de caso. Vinte e quatro horas depois, os alunos avaliaram individualmente 28 radiografias periapicais digitais, classificando-as de acordo com a ausência ou tipo de reabsorção radicular presente (externa superficial, interna inflamatória ou externa cervical). Após dez dias, 20% dos alunos de cada grupo reavaliaram as imagens para o cálculo da concordância intra-avaliador. Todos os alunos repetiram o teste de índice 30 dias após o término das intervenções. A análise estatística recorreu a modelos de regressão linear, correlação de Pearson e teste do qui-quadrado (p<0,05). Resultados: A gamificação resultou num melhor desempenho dos alunos nas provas do teste índice e de diagnóstico radiográfico (p< 0,001). A reabsorção externa superficial foi a mais difícil de diagnosticar, independentemente do método de ensino, enquanto a interna inflamatória obteve uma maior percentagem de respostas corretas (p<0,001) no teste de diagnóstico. Conclusões: A gamificação apresentou os melhores resultados comparativamente ao ensino tradicional. Todos os métodos que envolveram a interação dos alunos demonstraram melhores resultados em comparação com o modelo tradicional no diagnóstico de reabsorções radiculares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectRadiografia periapicalpt_BR
dc.subjectReabsorção radicularpt_BR
dc.subjectGameficação,pt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectE-learningpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectDiagnosispt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectPeriapical radiographypt_BR
dc.subjectRoot resorptionpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleInfluência do método de ensino no diagnóstico radiográfico de reabsorção radicular por estudantes de Odontologia: um estudo de coorte prospectivopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons