https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18115
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Junqueira, Rafael Binato | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6873223395666402 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lemos, Cleidiel Aparecido Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8188911441165919 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rosado, Lucas de Paula Lopes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9131926485974624 | pt_BR |
dc.creator | Nascimento, Tatiana Angélica Merlini do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934717366395624 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-31T10:50:54Z | - |
dc.date.available | 2025-01-30 | - |
dc.date.available | 2025-01-31T10:50:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18115 | - |
dc.description.abstract | To conduct a prospective cohort study evaluating the influence of different teaching methodologies on the radiographic diagnosis of root resorptions by undergraduate dental students. Methods: Forty-eight students performed an index test to assess prior knowledge about root resorption. They were randomly assigned into four groups (n=12) according to the methodology applied to teach about root resorption: traditional in-person teaching (control), remote teaching, gamification and case study. Twenty-four hours later, the students individually evaluated 28 digital periapical radiographs, classifying them according to the absence or type of root resorption present (superficial external, inflammatory internal, or cervical external). After ten days, 20% of the students from each group re-evaluated the images to calculate intra-rater agreement. All students repeated the index test 30 days after the interventions were completed. Statistical analysis used linear regression models, Pearson’s correlation and the chi-squared test (p<0.05). Results: Gamification resulted in better student performance in the index and radiographic diagnosis tests (p< 0.001). Superficial external resorption was the most challenging to diagnose, regardless of the teaching method, while inflammatory internal obtained a higher percentage of correct responses (p<0.001) in the diagnostic test. Conclusions: Gamification showed the best results compared to traditional teaching. All methods involving student interaction demonstrated better outcomes compared to the traditional model in the diagnosis of root resorptions. | pt_BR |
dc.description.resumo | Realizar um estudo de coorte prospectivo avaliando a influência de diferentes metodologias de ensino no diagnóstico radiográfico de reabsorções radiculares por estudantes de Odontologia. Métodos: Quarenta e oito estudantes realizaram um teste de índice para avaliar o conhecimento prévio sobre a reabsorção radicular. Foram distribuídos aleatoriamente por quatro grupos (n=12) de acordo com a metodologia aplicada para ensinar sobre a reabsorção radicular: ensino presencial tradicional (controle), ensino à distância, gamificação e estudo de caso. Vinte e quatro horas depois, os alunos avaliaram individualmente 28 radiografias periapicais digitais, classificando-as de acordo com a ausência ou tipo de reabsorção radicular presente (externa superficial, interna inflamatória ou externa cervical). Após dez dias, 20% dos alunos de cada grupo reavaliaram as imagens para o cálculo da concordância intra-avaliador. Todos os alunos repetiram o teste de índice 30 dias após o término das intervenções. A análise estatística recorreu a modelos de regressão linear, correlação de Pearson e teste do qui-quadrado (p<0,05). Resultados: A gamificação resultou num melhor desempenho dos alunos nas provas do teste índice e de diagnóstico radiográfico (p< 0,001). A reabsorção externa superficial foi a mais difícil de diagnosticar, independentemente do método de ensino, enquanto a interna inflamatória obteve uma maior percentagem de respostas corretas (p<0,001) no teste de diagnóstico. Conclusões: A gamificação apresentou os melhores resultados comparativamente ao ensino tradicional. Todos os métodos que envolveram a interação dos alunos demonstraram melhores resultados em comparação com o modelo tradicional no diagnóstico de reabsorções radiculares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Radiografia periapical | pt_BR |
dc.subject | Reabsorção radicular | pt_BR |
dc.subject | Gameficação, | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | E-learning | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Diagnosis | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Periapical radiography | pt_BR |
dc.subject | Root resorption | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Active methodology | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.title | Influência do método de ensino no diagnóstico radiográfico de reabsorção radicular por estudantes de Odontologia: um estudo de coorte prospectivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
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