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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Branding de destinos turísticos: uma análise sobre pórticos no circuito serras e cachoeiras em Minas Gerais
Autor(es): Souza, Aline Cristina Corrêa de
Primeiro Orientador: Fraga, Carla Conceição Lana
Membro da banca: Knop, Marcelo Ferreira Trezza
Membro da banca: Malta, Guilherme Augusto Pereira Malta
Resumo: A existência de elemento arquitetônico (pórtico) pode ser um diferencial para se avançar no conhecimento sobre desenvolvimento local e regional. Nesse sentido, o lócus desta pesquisa é a Instância de Governança Regional denominada Circuito Serras e Cachoeiras, na Zona da Mata de Minas Gerais – Brasil, sendo que o objetivo geral deste estudo foi analisar o branding de destinos turísticos a partir de pórticos nos municípios pertencentes à IGR Circuito Serras e Cachoeiras em Minas Gerais (MG). A pesquisa é exploratória, descritiva e de natureza qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica, visita in loco e utilizado o suporte do software QGIS Zanzibar 3.8 para coleta e organização de dados georreferenciados para o diagnóstico conclusivo. Os resultados apontam para a existência de três grupos de municípios que se relacionam de maneiras diferentes com o branding de destinos turísticos, quando o tema são os pórticos desta IGR. O Grupo 1 possui pórtico, o Grupo 2 está em construção, já o Grupo 3 não possui. Dessa forma, o Grupo 1 (Argirita, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Itamarati de Minas Laranjal e Leopoldina) permite compreender as relações de desenvolvimento local e regional pertinentes a futuros passos da gestão pública que podem ser úteis para os demais grupos.
Abstract: The existence of an architectural element (portal) can be a differentiating factor in advancing knowledge about local and regional development. In this sense, the focus of this research is the Regional Governance Instance called "Circuito Serras e Cachoeiras" (Mountains and Waterfalls Circuit) in the Zona da Mata region of Minas Gerais, Brazil. The general objective of this study was to analyze the branding of tourist destinations based on portals in the municipalities belonging to the Regional Governance Instance "Circuito Serras e Cachoeiras" in Minas Gerais (MG). The research is exploratory, descriptive, and qualitative in nature. Bibliographic research, on-site visits, and the support of the QGIS Zanzibar 3.8 software were used for the collect and organize of georeferenced data for the conclusive diagnosis. The results indicate the existence of three groups of municipalities that relate different ways to the branding of tourist destinations when it comes to portals in this Regional Governance Instance. Group 1 has a portal, Group 2 is under construction, and Group 3 does not. In this sense, Group 1 (Argirita, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Laranjal, and Leopoldina) allows us to understand the relations of local and regional development relevant to future steps in public management that can be useful for the other groups.
Palavras-chave: Branding de destino
Pórtico
Turismo
Categorização
IGR
Destination branding
Portico,
Tourism
Categorization
RGI.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18122
Data do documento: 9-Mar-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pública do Turismo e Desenvolvimento Regional da UFJF (EAD)



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