Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18122
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinecristinacorreadesouza.pdfPDF/A1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fraga, Carla Conceição Lana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Knop, Marcelo Ferreira Trezza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Malta, Guilherme Augusto Pereira Malta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSouza, Aline Cristina Corrêa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-31T15:22:07Z-
dc.date.available2024-03-22-
dc.date.available2025-01-31T15:22:07Z-
dc.date.issued2024-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18122-
dc.description.abstractThe existence of an architectural element (portal) can be a differentiating factor in advancing knowledge about local and regional development. In this sense, the focus of this research is the Regional Governance Instance called "Circuito Serras e Cachoeiras" (Mountains and Waterfalls Circuit) in the Zona da Mata region of Minas Gerais, Brazil. The general objective of this study was to analyze the branding of tourist destinations based on portals in the municipalities belonging to the Regional Governance Instance "Circuito Serras e Cachoeiras" in Minas Gerais (MG). The research is exploratory, descriptive, and qualitative in nature. Bibliographic research, on-site visits, and the support of the QGIS Zanzibar 3.8 software were used for the collect and organize of georeferenced data for the conclusive diagnosis. The results indicate the existence of three groups of municipalities that relate different ways to the branding of tourist destinations when it comes to portals in this Regional Governance Instance. Group 1 has a portal, Group 2 is under construction, and Group 3 does not. In this sense, Group 1 (Argirita, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Itamarati de Minas, Laranjal, and Leopoldina) allows us to understand the relations of local and regional development relevant to future steps in public management that can be useful for the other groups.pt_BR
dc.description.resumoA existência de elemento arquitetônico (pórtico) pode ser um diferencial para se avançar no conhecimento sobre desenvolvimento local e regional. Nesse sentido, o lócus desta pesquisa é a Instância de Governança Regional denominada Circuito Serras e Cachoeiras, na Zona da Mata de Minas Gerais – Brasil, sendo que o objetivo geral deste estudo foi analisar o branding de destinos turísticos a partir de pórticos nos municípios pertencentes à IGR Circuito Serras e Cachoeiras em Minas Gerais (MG). A pesquisa é exploratória, descritiva e de natureza qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica, visita in loco e utilizado o suporte do software QGIS Zanzibar 3.8 para coleta e organização de dados georreferenciados para o diagnóstico conclusivo. Os resultados apontam para a existência de três grupos de municípios que se relacionam de maneiras diferentes com o branding de destinos turísticos, quando o tema são os pórticos desta IGR. O Grupo 1 possui pórtico, o Grupo 2 está em construção, já o Grupo 3 não possui. Dessa forma, o Grupo 1 (Argirita, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Itamarati de Minas Laranjal e Leopoldina) permite compreender as relações de desenvolvimento local e regional pertinentes a futuros passos da gestão pública que podem ser úteis para os demais grupos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBranding de destinopt_BR
dc.subjectPórticopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCategorizaçãopt_BR
dc.subjectIGRpt_BR
dc.subjectDestination brandingpt_BR
dc.subjectPortico,pt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectCategorizationpt_BR
dc.subjectRGI.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.titleBranding de destinos turísticos: uma análise sobre pórticos no circuito serras e cachoeiras em Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública do Turismo e Desenvolvimento Regional da UFJF (EAD)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons