Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18141
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
julianalucianadasilva.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A militarização das escolas públicas e o conservadorismo na educação
Autor(es): Silva, Juliana Luciana da
Orientador: Martins, Marcus Leonardo Bomfim
Co-orientador: Santos, Catarina de Almeida
Miembros Examinadores: Alviano Junior, Wilson
Miembros Examinadores: Alves, Miriam Fábia
Resumo: A ascensão do ideário neoconservador tem sido percebida em diversas partes do mundo. A defesa dos valores tradicionais, a crítica incisiva às políticas progressistas, comumente se associando a um discurso de ódio contra grupos minoritários e o crescimento das correntes neoliberais são algumas das proposições desse movimento que se engendrou na política nacional e passou a orientar diversas áreas da nossa sociedade, inclusive a educacional. Por isso, o presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Saberes, buscou analisar em que medida a militarização das escolas públicas no Brasil é parte constitutiva da manutenção do movimento neoconservador que se estabeleceu no cenário político nacional ao longo da última década, uma vez que sua implementação se configurou como programa governamental pertencente a grupos políticos alinhados aos pressupostos conservadores. A pesquisa se desenvolveu por meio da metodologia de análise documental e bibliográfica, analisou dados extraídos de livros, artigos, pesquisas desenvolvidas em dissertações e teses, além dos dados contidos nos documentos oficiais do governo federal sobre as Escolas Cívico-militares. A investigação está alicerçada nos estudos apresentados por Apple (2003), Harvey (2005), Lacerda (2018), Brown (2019), Lima, Hypolito (2019), Santos et al (2019), Santos (2020), Santos, Alves (2023), dentre outros. Dentro da metodologia utilizouse a abordagem do materialismo histórico-dialético, que permite uma interpretação da realidade social através da materialidade histórica. Dessa forma procurei desvelar a relação de ascensão do movimento conservador e a relação de força e poder presente na efetivação das políticas públicas no campo educacional, assim como a ampliação da militarização das escolas cívico-militares. Posteriormente refletir o crescimento de militares na representatividade política como parte constitutiva do processo de ideologização conservadora na sociedade, descrito no documento Projeto de Nação, que demonstrou ao fim da pesquisa que o modelo de escola cívico-militar é o resultado dos interesses dos grupos neoconservadores, que buscam instituir uma escola com ensino controlador e antidemocrático, de uma lógica de civismo sob uma obediência cega, vazia de conteúdos críticos, que busca instituir e estabelecer um controle social, mediante ao ensino autoritário e regulador.
Resumen : The rise of neoconservative ideology has been seen in many parts of the world. The defense of traditional values, the incisive criticism of progressive policies, commonly associated with hate speech against minority groups, and the growth of neoliberal currents are some of the proposals of this movement that has taken hold in national politics and has come to guide various areas of our society, including education. For this reason, this study, which is part of the Languages, Cultures and Knowledge line of research, sought to analyse the extent to which the militarization of public schools in Brazil is a constituent part of maintaining the neo-conservative movement that has established itself on the national political scene over the last decade, since its implementation has been configured as a government programme belonging to political groups aligned with conservative assumptions. The research was carried out using bibliographic documentary methodology and analyzed data extracted from books, articles, research developed in dissertations and theses, as well as data contained in official federal government documents on Civic-Military Schools. The research is based on the studies presented by Apple (2003), Harvey (2005), Lacerda (2018), Brown (2019), Lima, Hypolito (2019), Santos et al (2019), Santos (2020), Santos, Alves (2023), among others. The methodology used was the historicaldialectical materialist approach, which allows for an interpretation of social reality through historical materiality. In this way, I tried to unveil the relationship between the rise of the conservative movement and the relationship of force and power present in the implementation of public policies in the field of education, as well as the expansion of the militarization of civic-military schools. I then reflected on the growth of military personnel in political representation as a constituent part of the process of conservative ideologization in society, described in the document Projeto de Nação (Nation Project), which demonstrated at the end of the research that the civic-military school model is the result of the interests of neoconservative groups, who seek to establish a school with controlling and anti-democratic teaching, with a logic of civicmindedness under blind obedience, empty of critical content, which seeks to institute and establish social control through authoritarian and regulatory teaching.
Palabras clave : Conservadorismo
Educação
Hipermilitarização
Projeto de nação
Conservatism
Education
Hypermilitarization
Nation project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18141
Fecha de publicación : 27-nov-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons