https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18163
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tiagodeoliveira.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
tiagodeoliveira-produtoeducacional.pdf | 483.32 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O ensino de variáveis complexas na licenciatura em matemática: o caso das funções complexas |
Author: | Oliveira, Tiago de |
First Advisor: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Referee Member: | Chaves, Rodolfo |
Referee Member: | Oliveira, Viviane Cristina Almada de |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teórica e metodologicamente, para o ensino de funções complexas em disciplinas cuja ementa trate do tema variáveis complexas, como parte do processo de formação de estudantes de uma Licenciatura em Matemática no projeto de educá-los matematicamente. A investigação foi fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos, que compartilha ideias com a Teoria histórico-cultural, em particular, com Vigotski e Leontiev. Enquanto projeto de pesquisa, caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que será desenvolvida uma pesquisa de campo. Enquanto projeto de desenvolvimento foi produzido um produto educacional constituído por uma sequência didática, composto por fichas de trabalho, para uso nas salas de aula no ensino superior. |
Abstract: | The present research aimed to investigate the production of a set of tasks, theoretically and methodologically referenced, for the teaching of complex functions in courses whose syllabus addresses the topic of complex variables, as part of the process of training students in a Mathematics Teaching Degree with the goal of educating them mathematically. The investigation was theoretically grounded in the Model of Semantic Fields, which shares ideas with the cultural-historical theory, particularly with Vygotsky and Leontiev. As a research project, it is characterized as a qualitative research approach in which field research will be developed. As a development project, an educational product was produced consisting of a didactic sequence, composed of worksheets, for use in higher education classrooms. |
Keywords: | Educação matemática Modelo dos campos semânticos Variáveis complexas Ensino e aprendizagem Funções complexas Mathematics education Model of semantic fields Complex variables Teaching and learning Complex functions |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18163 |
Issue Date: | 27-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License