Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18212
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leticiasantoseliasrocha.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
leticiasantoseliasrocha-produtoeducacional..pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
leticiasantoseliasrocha-produtoeducacional.pdf774.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma abordagem didática envolvendo ideias e conceitos probabilísticos no 6° ano do ensino fundamental
Author: Rocha, Letícia Santos Elias
First Advisor: Rodrigues, Chang Kuo
Referee Member: Pessoa, Cristiane Azevêdo dos Santos
Referee Member: Scortegagna, Liamara
Resumo: O presente trabalho envolve o estudo do processo de ensino e de aprendizagem de ideias e noções de Probabilidade, bem como a discussão sobre meios que podem contribuir para potencializar esse processo nos Anos Finais da Educação Básica, mais especificamente no 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi utilizada a metodologia da Engenharia Didática em confluência com a Teoria das Situações Didáticas. A escola onde a Experimentação foi realizada é pública e também o local onde a pesquisadora atua como professora regente. Foi aplicada uma sequência de atividades em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados com o objetivo de estudo e análise de como se deu o processo de ensino e de aprendizagem dos conceitos e ideias probabilísticas, utilizando como procedimento metodológico a Teoria das Situações Didáticas na Experimentação e, além disso, foi feita a análise dos resultados à luz da Literacia Probabilística. Neste contexto, foram desenvolvidos dois produtos educacionais: um sob a perspectiva do ensino, que é uma proposta metodológica para a análise de livros didáticos e um sob a perspectiva da aprendizagem, que é um quiz on-line, um objeto de aprendizagem. A partir das análises realizadas na perspectiva de ensino, verificou-se que a proposta metodológica apresentada neste trabalho, pode permitir ao professor verificar como o conteúdo de interesse vem sendo abordado nos livros didáticos aprovados pela PNLD e, diante disso, ajudá-lo a fazer escolhas; e, na perspectiva da aprendizagem, verificou-se que a utilização do quiz on-line pode favorecer a aprendizagem dos alunos, bem como as tarefas que estimulam o exercício da literacia probabilística, uma vez que foram identificados nas justificativas para escolha das respostas dadas pelos alunos, os cinco elementos do construto da Literacia Probabilística.
Abstract: The present study involves investigating the teaching and learning process of ideas and notions of Probability, as well as discussing ways to enhance this process in the Final Years of Basic Education, specifically in the 6th grade of Elementary School. The research adopts a qualitative approach, employing the Didactical Engineering methodology in conjunction with the Theory of Didactical Situations. The experimentation was conducted in a public school, which is also the workplace of the researcher as a lead teacher. A sequence of activities was applied to a 6thgrade class, and data were collected to study and analyze how the teaching and learning process of probabilistic concepts and ideas unfolded. The Theory of Didactical Situations served as the methodological framework for the experimentation. Additionally, the results were analyzed through the lens of Probabilistic Literacy. Within this context, two educational products were developed: one from a teaching perspective, which is a methodological proposal for analyzing textbooks, and another from a learning perspective, which is an online quiz, a learning object. Based on the teaching perspective analyses, it was found that the methodological proposal presented in this work can enable teachers to evaluate how the content of interest is addressed in textbooks approved by the PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) and assist them in making informed choices. From the learning perspective, it was observed that the use of the online quiz can promote student learning, as well as tasks that stimulate the exercise of probabilistic literacy. This conclusion was supported by identifying the five elements of the Probabilistic Literacy construct in the justifications given by students for their answers.
Keywords: Educação matemática
Educação estatística
Objeto de aprendizagem
Literacia probabilística
Mathematics education
Statistics education
Learning object
Probabilistic literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18212
Issue Date: 12-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons