https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18236
File | Description | Size | Format | |
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Type: | Dissertação |
Title: | Os desafios da progressão parcial em Matemática em uma escola da rede estadual de ensino de Juiz de Fora – MG |
Author: | Freitas, Lílian Carla de |
First Advisor: | Neubert, Luiz Flávio |
Referee Member: | Kisteman Júnior, Marco Aurélio |
Referee Member: | Pereira, Orcione Aparecida Vieira |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão apresentado buscou analisar os entraves e os procedimentos necessários para uma melhor operacionalização da política pública da progressão parcial em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. A pesquisa tem como objetivo investigar as práticas efetivas implementadas para garantir que os alunos em progressão parcial realmente assimilem o conteúdo do ano anterior e que essas habilidades sejam adequadamente integradas ao currículo do ano atual, resultando em uma melhoria significativa na aprendizagem e na consolidação das competências. O tema escolhido reflete preocupações e desafios em relação à justiça educacional e ao desejo genuíno de que os alunos não apenas aprendam, mas, também, se sintam capacitados para atuar de forma autônoma no mercado de trabalho e no ambiente universitário. O problema de pesquisa surge da constatação de que os alunos em progressão parcial são aprovados mediante a realização de uma prova e um trabalho, sem considerar integralmente seu desempenho. Isso levanta questionamentos sobre se essas práticas estão efetivamente contribuindo para a recuperação da aprendizagem desses alunos beneficiados pela política pública. Assim, o objetivo geral definido para este estudo foi compreender as dificuldades encontradas na execução e propor ações, através de um Plano de Ação Educacional para aprimorar a operacionalização da política de progressão parcial na escola pesquisada. Para atingir esse objetivo, a pesquisa utilizou a estratégia do Estudo de Caso, começando com uma pesquisa exploratória, que incluiu a consulta de documentos e registros nos arquivos da escola. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa. Para análise e interpretação dos dados obtidos, foi realizada uma revisão da literatura sobre as temáticas envolvidas no contexto do caso, incluindo autores que discutem sobre métodos de avaliação da aprendizagem, bem como abordam a Educação Matemática e a importância da família como fator extra-escolar. O instrumento utilizado na pesquisa de campo foi a entrevista semiestruturada com a inspetora educacional, a gestora escolar e com os três professores de Matemática de dada ano do ensino médio. É relevante destacar que os alunos do último ano dessa etapa não poderão usufruir da política ao término do ano letivo. Com base nas análises da entrevistas realizadas, foi elaborado um Plano de Ação Educacional que contempla três ações principais, visando minimizar os entraves na execução da política pública da progressão parcial em Matemática: (1) construir práticas pedagógicas eficazes para a recuperação das habilidades matemáticas dos alunos em progressão parcial; (2) oferecer suporte aos alunos em progressão parcial em Matemática e refletir sobre a avaliação; e (3) fortalecer a relação entre família e escola |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Public Education Management and Assessment (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case presented sought to analyze the obstacles and procedures necessary for better operationalization of the public policy of partial progression in a state school in Minas Gerais. The research aims to investigate effective practices to ensure that students in partial progression actually assimilate the previous year’s content and that these skills are integrated into the current year’s curriculum, resulting in a significant improvement in learning and in the construction of skills. The chosen theme reflects concerns and challenges in relation to educational justice and the genuine desire that students not only learn, but also feel empowered to act autonomously in the job market and in the university environment. The research problem arises from the observation that students in partial progression are approved by completing a test and an assignment, without fully considering their performance. This raises questions about whether these practices are contributing to the recovery of learning of these students who benefit from public policy. Thus, the general objective defined for this study was to understand the difficulties encountered in execution and propose actions through an Educational Action Plan to improve the operationalization of the partial progression policy in the researched school. To achieve this objective, the research used the Case Study strategy, starting with an exploratory research, which included consulting documents and records in the school archives. Next, qualitative research was carried out. To collect data, interviews were carried out with the school inspector, the school manager and Mathematics teachers from each year of high school. It is important to highlight that students in the final year of this stage will not be able to take advantage of the policy at the end of the academic year. The instrument used in the field research was a semi-structured interview with the educational inspector, the school manager and the three Mathematics teachers from each high school year. Based on the analysis of the interviews carried out, an Educational Action Plan was drawn up that includes three main actions, aiming to minimize obstacles in the implementation of the public policy of partial progression in Mathematics: (1) build effective pedagogical practices for the recovery of mathematical skills in students students in partial progression; (2) offer support to students in partial progression in Mathematics and reflect on the assessment; and (3) strengthen the relationship between family and school. |
Keywords: | Educação matemática Progressão parcial Qualidade da educação Mathematics education Partial progression Quality of education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18236 |
Issue Date: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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