https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18238
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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camillasaesteves.pdf | PDF/A | 3.75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Protagonismo juvenil na gestão de políticas públicas educacionais: o caso da superintendência regional de ensino de Araçuaí-MG |
Autor(es): | Esteves, Camilla Sá |
Orientador: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
Miembros Examinadores: | Dutra, Rogéria Campos de Almeida |
Miembros Examinadores: | Gomes, Elias Evangelista |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O trabalho busca responder à seguinte questão: Como a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí pode atuar para fortalecer estratégias de protagonismo juvenil nas escolas sob sua jurisdição? O objetivo geral destina-se a analisar a implementação das ações da Coordenação de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular (CTETC) voltadas ao protagonismo juvenil na SRE de Araçuaí e propor um plano de ação educacional que fomente estratégias de participação. Para tanto aponta como objetivos específicos: apresentar as ações de fomento ao protagonismo juvenil na SRE de Araçuaí; identificar e explicitar as ações de protagonismo desenvolvidas pela SRE de Araçuaí nas escolas de sua jurisdição, com as suas dificuldades de execução; analisar as relações existentes entre o protagonismo proposto pela SRE de Araçuaí e as ações desenvolvidas pelas escolas; e propor um Plano de Ação Educacional que tenha em seu arcabouço estratégias de fomento ao protagonismo juvenil no âmbito da Regional. Em relação à metodologia, é de cunho qualitativo e tem como instrumentos de pesquisa técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental, realização de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Para a parte teórica, as discussões estão colocadas em torno do protagonismo juvenil e juventude e foram adotados, entre outros, os trabalhos de Souza (2006), Silva (2023), Dayrell (2013) e Seba e Bressanin (2021). A partir dos dados gerados nos grupos focais e nas entrevistas com estudantes, diretores e especialistas da educação, identificou-se problemas no monitoramento das ações voltadas à juventude, lacunas na comunicação entre SRE de Araçuaí, CTETC e escolas e discrepâncias entre as propostas de ações da Juventude e suas concretizações, como o diálogo com os estudantes e a constituição de mecanismos de participação para os discentes. A partir disso, o Plano de Ação Educacional (PAE), concentra-se na criação de uma Equipe da Juventude na SRE de Araçuaí e a implementação do Portal da Juventude, plataforma digital para acompanhamento da das ações de protagonismo juvenil na Regional. |
Resumen : | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education, at the Federal University of Juiz de Fora. The work seeks to answer the following question: How can the Regional Education Superintendence (SRE) of Araçuaí act to strengthen youth protagonism strategies in the schools under its jurisdiction? The general objective is to analyze the implementation of the actions of the Coordination of Special Themes and Curricular Transversality (CTETC) aimed at youth protagonism in the SRE of Araçuaí and to propose an educational action plan that promotes participation strategies. To this end, it points out as specific objectives: to present the actions to promote youth protagonism in the SRE of Araçuaí; to identify and explain the protagonism actions developed by the SRE of Araçuaí in the schools under its jurisdiction, with their implementation difficulties; to analyze the existing relationships between the protagonism proposed by the SRE of Araçuaí and the actions developed by the schools; and propose an Educational Action Plan that has in its framework strategies to promote youth protagonism within the Regional scope. Regarding the methodology, it is qualitative in nature and uses bibliographic research techniques, documentary analysis, focus groups and semi-structured interviews as research instruments. For the theoretical part, the discussions are centered around youth protagonism and youth and the works of Souza (2006), Silva (2023), Dayrell (2013) and Seba and Bressanin (2021) were adopted, among others. Based on the data generated in the focus groups and interviews with students, principals and education specialists, problems were identified in the monitoring of actions aimed at youth, gaps in communication between SRE of Araçuaí, CTETC and schools and discrepancies between the proposals for Youth actions and their implementation, such as dialogue with students and the establishment of participation mechanisms for students. From this, the Educational Action Plan (PAE) focuses on the creation of a Youth Team at the Araçuaí SRE and the implementation of the Youth Portal, a digital platform for monitoring youth leadership actions in the Region. |
Palabras clave : | Protagonismo juvenil Participação estudanti Ensino médio SRE de Araçuaí-MG Plano de ação educacional Youth protagonism Student participation High school SRE of Araçuaí-MG Educational action plan. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18238 |
Fecha de publicación : | 13-dic-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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