Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18247
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moreira, Nathalia Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Artemiza Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0130853864763556pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Joyce Dantas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6090735330087500pt_BR
dc.creatorMartins, Daniel Ferreira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-24T12:58:45Z-
dc.date.available2025-02-21-
dc.date.available2025-02-24T12:58:45Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18247-
dc.description.abstractParticipatory Budgeting (PB) in Brazil, initiated in Porto Alegre in the 1980s, allows citizens to directly influence municipal budget decisions. In Ipatinga, PB was implemented in 1989 and expanded in 1996, with about 50% of new capital investments decided by PB delegates. Since 2001, the city has integrated digital participation, enabling residents to suggest and track projects online. In 2013, PB was extended to schools, promoting financial autonomy and civic engagement among students, parents, and teachers. Although the model has shown significant progress in engagement and transparency, challenges such as ongoing evaluation and monitoring remain.pt_BR
dc.description.resumoO Orçamento Participativo (OP) no Brasil, com destaque histórico para o caso de Porto Alegre (RS) na década de 1980, tem como pressuposto, permitir que os cidadãos influenciem diretamente as decisões orçamentárias municipais. Em Ipatinga (MG), o OP foi implementado em 1989 e ampliado em 1996, alcançando cerca de 50% dos novos investimentos de capital decididos por delegados do OP. Desde 2001, a cidade tem integrado a participação digital, permitindo aos moradores sugerirem e acompanharem obras online. Em 2013, o OP foi estendido às escolas, promovendo autonomia financeira e participação cívica entre alunos, pais e professores. Embora o modelo tenha mostrado avanços significativos em engajamento e transparência, desafios como a avaliação e monitoramento contínuo permanecem. Neste contexto, este trabalho pretende descrever o caso do município de Ipatinga (MG) em relação ao histórico, contexto e desafios em relação ao tema na Administração Pública.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrçamento Participativopt_BR
dc.subjectPorto Alegrept_BR
dc.subjectIpatingapt_BR
dc.subjectParticipação cidadãpt_BR
dc.subjectTransparênciapt_BR
dc.subjectParticipatory Budgetingpt_BR
dc.subjectCitizen participationpt_BR
dc.subjectTransparencypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleOrçamento Participativo: o caso do município de Ipatinga (MG)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons