https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18260
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marckspraycostadeoliveira.pdf | PDF/A | 2.44 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Proposta de abordagem do tema ansiedade no ensino de biologia desenvolvida com estudantes do primeiro ano d ensino médio do município de Taparuba |
Author: | Oliveira, Marcks Pray Costa de |
First Advisor: | Bicalho , Maria Gabriela Parenti |
Co-Advisor: | Santos, Thiago Martins |
Referee Member: | Mees, Leonardo |
Referee Member: | Oliveira, Renata Greco de |
Resumo: | A crescente incidência de ansiedade na adolescência tem despertado a atenção de profissionais de saúde e educação em todo o mundo, fenômeno amplificado pela pandemia de COVID-19. Manifestações de ansiedade, além de provocarem alterações fisiológicas, afetam negativamente a saúde emocional dos jovens, representando um desafio no contexto educacional. Diversos estudos destacam a relevância da escola como ambiente favorável para lidar com a ansiedade. O ensino de biologia, por meio de uma abordagem investigativa, apresenta-se como uma estratégia promissora para proporcionar aos alunos ferramentas que os ajudem a compreender os principais sinais e sintomas, bem como as alterações fisiológicas mais evidentes desse transtorno. Este trabalho analisa a implementação de uma sequência didática investigativa sobre ansiedade, aplicada a estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Orlando Alves Pereira, localizada no município de Taparuba/MG, em parceria com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Após a realização da proposta, foi conduzido um grupo focal com os estudantes participantes, visando à avaliação da atividade desenvolvida. Como produto final, elaborou-se uma cartilha em formato digital destinada a professores de biologia, consolidando o conhecimento construído ao longo da aplicação e avaliação da proposta de ensino voltada aos estudantes. |
Abstract: | The growing incidence of anxiety among adolescents has drawn the attention of health and education professionals worldwide, a phenomenon amplified by the COVID-19 pandemic. Manifestations of anxiety, in addition to causing physiological changes, negatively affect young people's emotional health, posing a challenge within the educational context. Various studies highlight the school as a conducive environment for addressing anxiety. Biology education, through an investigative approach, emerges as an effective strategy to provide students with tools to understand the main signs and symptoms, as well as the most evident physiological changes related to this disorder.This study analyzes the implementation of an investigative didactic sequence on anxiety, applied to first-year high school students at the Orlando Alves Pereira State School, located in the municipality of Taparuba/MG, in partnership with the Student Support Center (NAE), linked to the Municipal Department of Education. After completing the proposed activity, a focus group was conducted with the participating students to evaluate the activity developed. As a final product, a digital booklet was created for Biology teachers, consolidating the knowledge built throughout the implementation and assessment of the teaching proposal aimed at students. |
Keywords: | Ensino de biologia Ensino por investigação Adolescência Ansiedade Biology education Inquiry-based teaching Adolescence Anxiety |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18260 |
Issue Date: | 28-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
This item is licensed under a Creative Commons License