Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18260
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marckspraycostadeoliveira.pdfPDF/A2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bicalho , Maria Gabriela Parenti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920514759919744pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Thiago Martins-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1907699147565032pt_BR
dc.contributor.referee1Mees, Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021238762091968pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Renata Greco de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190262153226466pt_BR
dc.creatorOliveira, Marcks Pray Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5845151050314040pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-28T11:30:58Z-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2025-02-28T11:30:58Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18260-
dc.description.abstractThe growing incidence of anxiety among adolescents has drawn the attention of health and education professionals worldwide, a phenomenon amplified by the COVID-19 pandemic. Manifestations of anxiety, in addition to causing physiological changes, negatively affect young people's emotional health, posing a challenge within the educational context. Various studies highlight the school as a conducive environment for addressing anxiety. Biology education, through an investigative approach, emerges as an effective strategy to provide students with tools to understand the main signs and symptoms, as well as the most evident physiological changes related to this disorder.This study analyzes the implementation of an investigative didactic sequence on anxiety, applied to first-year high school students at the Orlando Alves Pereira State School, located in the municipality of Taparuba/MG, in partnership with the Student Support Center (NAE), linked to the Municipal Department of Education. After completing the proposed activity, a focus group was conducted with the participating students to evaluate the activity developed. As a final product, a digital booklet was created for Biology teachers, consolidating the knowledge built throughout the implementation and assessment of the teaching proposal aimed at students.pt_BR
dc.description.resumoA crescente incidência de ansiedade na adolescência tem despertado a atenção de profissionais de saúde e educação em todo o mundo, fenômeno amplificado pela pandemia de COVID-19. Manifestações de ansiedade, além de provocarem alterações fisiológicas, afetam negativamente a saúde emocional dos jovens, representando um desafio no contexto educacional. Diversos estudos destacam a relevância da escola como ambiente favorável para lidar com a ansiedade. O ensino de biologia, por meio de uma abordagem investigativa, apresenta-se como uma estratégia promissora para proporcionar aos alunos ferramentas que os ajudem a compreender os principais sinais e sintomas, bem como as alterações fisiológicas mais evidentes desse transtorno. Este trabalho analisa a implementação de uma sequência didática investigativa sobre ansiedade, aplicada a estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Orlando Alves Pereira, localizada no município de Taparuba/MG, em parceria com o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Após a realização da proposta, foi conduzido um grupo focal com os estudantes participantes, visando à avaliação da atividade desenvolvida. Como produto final, elaborou-se uma cartilha em formato digital destinada a professores de biologia, consolidando o conhecimento construído ao longo da aplicação e avaliação da proposta de ensino voltada aos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectBiology educationpt_BR
dc.subjectInquiry-based teachingpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleProposta de abordagem do tema ansiedade no ensino de biologia desenvolvida com estudantes do primeiro ano d ensino médio do município de Taparubapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons