Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18263
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
janaínalamassantiago.pdfPDF/A791.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
janainalamassantiago-produtoeducacional.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma proposta de ensino de frações por meio de cálculos de segmentos: desvendando o objeto por meio dos experimentos mentais
Author: Santiago, Janaína Lamas
First Advisor: Cruz, Willian José da
Referee Member: Powell, Arthur Belford
Referee Member: Detoni, Adlai Ralph
Resumo: Este texto faz parte do requisito básico para a defesa no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, ensejando a obtenção do grau de Mestre. A questão que baliza esse trabalho é: quais relações podem ser desenvolvidas no contraste entre o formal e o intuitivo no estudo das operações com frações no âmbito da educação básica? Os objetivos traçados para responder à questão de pesquisa são: i) entender as diferentes formas de conceituar frações no âmbito da educação básica; ii) fazer um paralelo entre os aspectos formais e intuitivos que estão presentes nos processos operatórios das frações; iii) desenvolver experimentos mentais que permitam uma melhor compreensão do tema proposto na pesquisa; iv) registrar as diferentes formas interpretativas e os significados produzidos na aplicação de tais experimentos na educação básica como uma metodologia alternativa de ensino. Na busca de alcançar tais objetivos, apresenta-se uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e explicativa, pertencente à linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem com base nos estudos que buscam construir uma relação entre a Matemática e a linguagem, por meio da semiótica de Peirce, e adotando o princípio da complementaridade aplicado aos estudos semióticos, didáticos, históricos e epistemológicos da Matemática e ao desenvolvimento dos processos de experimentação mental. A partir dos estudos, elaboramos uma proposta didática para o ensino do conteúdo de fração, na qual utiliza-se os Experimentos Mentais como uma metodologia de ensino. A aplicação dessa metodologia alternativa de ensino para Matemática efetuou-se na realização das operações básicas com frações, por meio de segmentos, utilizando a geometria euclidiana como sistema de representação.
Abstract: This text is part of the basic requirement for the defense in the Graduate Program in Mathematics Education, aiming to obtain the Master's degree. The central question of this work is: what relationships can be developed in the contrast between the formal and the intuitive in the study of operations with fractions in basic education? The objectives outlined to answer the research question are: i) to understand the different ways of conceptualizing fractions within basic education; ii) to draw a parallel between the formal and intuitive aspects present in the operational process of fractions; iii) to develop mental experiments that allow a better understanding of the proposed theme in the research; iv) to record the different interpretative forms and meanings produced during the application of these experiments in basic education as an alternative teaching methodology. In seeking to achieve these objectives, this study presents a qualitative, bibliographic, and explanatory research, belonging to the research line of Teaching and Learning, based on studies that aim to build a relationship between Mathematics and language through Peirce's semiotics, and adopting the principle of complementarity applied to semiotic, didactic, historical, and epistemological studies of Mathematics and the development of mental experimentation processes. Based on these studies, a didactic proposal for teaching fractions is developed, which uses Mental Experiments as a teaching methodology. The application of this alternative teaching methodology for Mathematics was carried out in the basic operations with fractions, using segments and employing Euclidean geometry as a system of representation.
Keywords: Frações
Geometria
Experimentos mentais
Semiótica
Complementaridade
Fractions
Geometry
Mental experiments
Semiotcs
Complementarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18263
Issue Date: 21-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons