https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18265
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
samaramirandadasilva.pdf | PDF/A | 1.67 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | "É dendê, é catiço" macumbas, narrativas, Joãozinho da Gomeia e resistências: um estudo do livro abre-alas da GRES acadêmicos do Grande Rio em 2020 |
Author: | Silva, Samara Miranda da |
First Advisor: | Thomé, Cláudia de Albuquerque |
Referee Member: | Reis, Marco Aurelio |
Referee Member: | Silva, Edna de Mello |
Referee Member: | Natal, Vinícius Ferreira |
Resumo: | Com origem nos povos Iorubás, Daonicianos, Mandingas e Bantus, o samba de roda tem na sua espinha dorsal a cultura das tribos do continente africano. As primeiras manifestações datam do século XIX, ganhando nas casas das tias baianas, no início da XX, a legitimação, a força e a organização conhecidas contemporaneamente. Veículos comunicacionais (nos seus enredos, suas manifestações e nos seus toques de tambor), as escolas de samba, nascidas do samba de roda, são meio de informação, perpetuação e oposição a narrativas hegemônicas. O livro abre-alas sobre os desfiles das escolas de samba é o material entregue aos jurados e à imprensa que norteia o julgamento e a cobertura jornalística, onde estão contidas a ficha técnica, o enredo, a justificativa e a letra do samba. Após os festejos, são fontes ricas de pesquisa e investigação. A partir da metodologia de Luiz Gonzaga Motta (2013), a pesquisa analisa a narrativa concebida pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande para o desfile de 2020, no livro abre alas, investigando o narrar resistente e a eclosão da memória subterrânea do sacerdote do Candomblé de Angola João Alves de Torres Filho, o Joãozinho da Gomeia. A pesquisa detectou que a narrativa concebida agremiação é resistente, tanto pelos temas que concebem as narrativas, tanto pelas maneiras como as fazem, reforçando o seu posicionamento contra o racismo, preconceito e intolerância religiosa. O resgaste da memória da Escola através da eclosão da memória subterrânea do personagem, a criação de novas narrativas e potência comunicativa da agremiação também foram resultados encontrados. |
Abstract: | Originating from the Yoruba, Daonic, Mandinga and Bantus peoples, samba de roda has in its backbone the culture of the tribes of the African continent. The first manifestations date back to the 19th century, gaining in the homes of Bahian aunts, at the beginning of the 20th, the legitimacy, strength and organization known today. Communication vehicles (in their plots, their manifestations and their drumming), samba schools, born from samba de roda, are a means of information, perpetuation and opposition to hegemonic narratives. The open-wing book about the samba school parades is the material given to the jurors and the press that guides the trial and journalistic coverage, which contains the technical details, the plot, the justification and the lyrics of the samba. After the festivities, they are rich sources of research and investigation. Using the methodology of Luiz Gonzaga Motta (2013), the research analyzes the narrative conceived by Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande for the 2020 parade, in the book opens wings, investigating the resistant narration and the outbreak of the priest's underground memory of Candomblé of Angola João Alves de Torres Filho, Joãozinho da Gomeia. The research detected that the narrative conceived by the association is resistant, both due to the themes that conceive the narratives and the ways in which they are created, reinforcing its position against racism, prejudice and religious intolerance. The rescue of the School's memory through the emergence of the character's underground memory, the creation of new narratives and the communicative power of the group were also results found. |
Keywords: | Escola de samba Narrativas Veículos de comunicação Joãozinho da Gómeia Candomblé Samba school Narratives Communication vehicles Joãozinho da Gómeia Candomblé |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Comunicação Social |
Program: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18265 |
Issue Date: | 14-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License