Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18273
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
josevitorlimaaraujo.pdfPDF/A620.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A economia criativa e a indústria de jogos eletrônicos no Brasil: uma alternativa para o crescimento e desenvolvimento social
Autor(es): Araújo, José Vítor Lima
Orientador: Zanini, Alexandre
Miembros Examinadores: Santiago, Flaviane Souza
Resumo: O texto se dedica a revisão do arcabouço teórico da economia criativa buscando analisar quais são as perspectivas do setor de jogos eletrônicos no mundo a fim de posteriormente aprofundar-se na análise do segmento dentro do território nacional. Para tal, essa revisão bibliográfica se dedica a identificar as estruturas dessa indústria, características de sua mão de obra e público consumidor, estabelecendo as prerrogativas que aferem sua eficiência e capacidade de evolução. A primeira seção do texto apresenta a economia criativa como um segmento crescente de indústrias que cooptam cultura e criatividade num esforço produtivo. Em seguida, a segunda etapa se concentra na conceituação dos jogos, sua natureza criativa e estrutura de sua indústria produtiva. A terceira seção apresenta os dados quanto às indústrias nacionais de jogos, sua produção, organização e funcionamento. Por fim, o último capítulo traz considerações quanto à pesquisa.
Resumen : The text is dedicated to reviewing the theoretical framework of the creative economy, seeking to analyze the prospects of the electronic games sector worldwide, in order to subsequently delve deeper into the analysis of the segment within the national territory. To this end, this bibliographic review is dedicated to identifying the structures of this industry, characteristics of its workforce and consumer public, establishing the prerogatives that measure its efficiency and capacity for evolution. The first section of the text presents the creative economy as a growing segment of industries that co-opt culture and creativity in a productive effort. Then, the second stage focuses on the conceptualization of games, their creative nature and the structure of their productive industry. The third section presents data on the national games industries, their production, organization and operation. Finally, the last chapter presents considerations regarding the research.
Palabras clave : Economia criativa
Indústria criativa
Criatividade e jogos
Creative economy
Creative industry
Creativity and games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18273
Fecha de publicación : 18-feb-2025
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons