https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
luccajeveauxoliveirabonatto.pdf | PDF/A | 1.15 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
luccajeveauxoliveirabonatto-produtoeducacional.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Amarildo Melchiades da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4205648131746032 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chaves, Rodolfo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Rosana de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Bonatto, Lucca Jeveaux Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2307803970040052 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T15:28:29Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28 | - |
dc.date.available | 2025-04-28T15:28:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485 | - |
dc.description.abstract | This research aims to investigate the production of a set of theoretically grounded tasks on the notion of scarcity for teaching Financial Education in High School. The research is characterized as a qualitative research approach and takes as its theoretical premise the Semantic Fields Model and a conception of School Financial Education. The application of the research and the product was carried out based on a field study in a classroom at the Instituto Federal do Espírito Santo, where the participants are third-year high school students. The educational product resulting from the research was constituted by a didactic sequence for use in high school classrooms. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de escassez, fundamentadas teoricamente, para o ensino da Educação Financeira no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e toma como pressuposto teórico o Modelo dos Campos Semânticos e uma concepção de Educação Financeira Escolar. A aplicação da pesquisa e do produto foi realizada a partir de uma pesquisa de campo em uma sala de aula do Instituto Federal do Espírito Santo, em que os participantes são estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. O produto educacional resultante da pesquisa foi constituído por uma sequência didática para uso em sala de aula do ensino médio. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira escolar | pt_BR |
dc.subject | Noção de escassez | pt_BR |
dc.subject | Modelo dos campos semânticos | pt_BR |
dc.subject | Produção de significados | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | School financial education | pt_BR |
dc.subject | Notion of scarcity | pt_BR |
dc.subject | Model of semantic fields | pt_BR |
dc.subject | Production of meanings | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | A noção de escassez no ensino de educação financeira escolar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License