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Tipo: Dissertação
Título: Audiovisual e dança: hibridismo das artes e suas aproximações pós pandemia
Autor(es): Guimarães, Carlos Eduardo
Primeiro Orientador: Brum, Alessandra Souza Mele
Membro da banca: Snizek, Andréa Bergallo
Membro da banca: Almann, Eliska
Membro da banca: Brum, Leonel Borges
Resumo: A dança, enquanto arte intermidiática, propõe discussões e estudos sobre sua relação com o teatro, o cinema e as artes visuais. A videodança surge como uma linguagem fronteiriça, resultado do intercâmbio entre a dança e o cinema, que, além de aproximar essas duas artes, cria um espaço para experimentação e novas formas de fazer arte híbrida, fruto da convergência entre essas duas grandes áreas. Com a globalização e a expansão da internet e das redes sociais, as relações entre as artes e as tecnologias se tornaram um tema relevante nos estudos da área, especialmente no que tange à produção, distribuição e consumo de bens audiovisuais.Esta pesquisa tem como objetivo, a partir da análise bibliográfica e de entrevistas semi-estruturadas, ampliar as discussões sobre a videodança durante a pandemia de COVID-19, refletindo sobre as questões pertinentes a esse universo híbrido das artes, especialmente entre o cinema/audiovisual e a dança. A investigação busca compreender, por meio de artistas que vivenciam as produções artísticas para e com a dança e o audiovisual, como se deu a relação entre a dança e o vídeo durante o período pandêmico, além das transformações provocadas por essa interação. O estudo também visa esboçar os caminhos dessa hibridização das artes no cenário atual, aprofundando o conhecimento sobre o cinema/audiovisual e suas relações com a dança, e entendendo como os artistas da dança buscaram criar, produzir e exibir suas obras em espaços virtuais e nas redes sociais, como Instagram, TikTok e YouTube. Foram realizadas entrevistas com Leonel Brum, diretor do Festival Dança em Foco, professor e pesquisador de videodança; Cecília Cherem, Bruno Psi, artistas da dança e integrantes do Grupo NUN de Juiz de Fora/MG; e Mayara Alvim, artista, professora e pesquisadora, que trabalharam com videodança durante a pandemia, produzindo o filme de dança ou curta-metragem “Pra tirar você da chuva”. Ainda não é possível definir com clareza os caminhos que as artes, especialmente a videodança, seguirão no futuro. No entanto, é evidente, pelos inúmeros vídeos disponíveis em diversas plataformas e redes sociais, que a relação entre dança e audiovisual foi impactada pela pandemia. As práticas se adaptaram aos novos meios e continuam em transformação. As linguagens tendem a se misturar, hibridizar e desconstruir conceitos, à medida que artistas experimentam e criam com a linguagem do vídeo.
Abstract: Dance, as an intermedial art, proposes discussions and studies about its relationship with theater, cinema, and visual arts. Videodance emerges as a border language, the result of the exchange between dance and cinema, which, in addition to bringing these two arts closer, creates a space for experimentation and new forms of making hybrid art, born from the convergence of these two major fields. With globalization and the expansion of the internet and social media, the relationships between the arts and technologies have become a relevant theme in the studies of the field, especially regarding the production, distribution, and consumption of audiovisual goods. This research aims, through bibliographic analysis and semi-structured interviews, to broaden the discussions about videodance during the COVID-19 pandemic, reflecting on the issues pertinent to this hybrid universe of the arts, particularly between cinema/audiovisual and dance. The investigation seeks to understand, through artists who experience artistic productions for and with dance and audiovisual, how the relationship between dance and video unfolded during the pandemic period, as well as the transformations provoked by this interaction. The study also aims to outline the paths of this hybridization of the arts in the current scenario, deepening the knowledge about cinema/audiovisual and its relations with dance, and understanding how dance artists sought to create, produce, and exhibit their works in virtual spaces and on social media platforms such as Instagram, TikTok, and YouTube. Interviews were conducted with Leonel Brum, director of the Dança em Foco Festival, professor, and videodance researcher; Cecília Cherem, Bruno Psi, dance artists, and members of the Grupo NUN from Juiz de Fora/MG; and Mayara Alvim, artist, professor, and researcher, who worked with videodance during the pandemic, producing the dance film or short film "Pra tirar você da chuva" ("To Take You Out of the Rain"). It is still not possible to clearly define the paths that the arts, especially videodance, will follow in the future. However, it is evident, through the countless videos available on various platforms and social networks, that the relationship between dance and audiovisual was impacted by the pandemic. Practices have adapted to new media and continue to transform. The languages tend to mix, hybridize, and deconstruct concepts, as artists experiment and create with the language of video.
Palavras-chave: Audiovisual
Videodança
Dança e cinema
Produção artística
Redes Sociais
Videodance
Dance and cinema
Artistic production
Social Media
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18489
Data do documento: 12-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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