Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18527
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nicolemaraslisbicalhodamacenodetassis.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1322627918739691pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Juliana Goulart Soares do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040505821938538pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Nádia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797pt_BR
dc.creatorTassis, Nicole Maraslis Bicalho Damaceno de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0810984448588131pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-30T14:07:32Z-
dc.date.available2025-04-09-
dc.date.available2025-04-30T14:07:32Z-
dc.date.issued2025-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18527-
dc.description.abstractThis work presents a case study that explores the challenges faced by Hotel Mineirinho, a family-owned business located in the interior of Minas Gerais, Brazil. Alice, a young business student and future heir to the company, works to mitigate difficulties related to service quality, debt, lack of investment, outdated infrastructure and standardization of procedures. The central dilemma of the case revolves around the family's decision on how to improve service quality without further compromising the hotel's financial health. Based on service quality theory, particularly the SERVQUAL (Service Quality) and GAP models, the case enables an analysis of how discrepancies between customer expectations and actual experience impact perceived quality. The study aims to develop knowledge in quality management, financial management and human resources, as well as decision-making, planning and communication skills. Additionally, it seeks to foster attitudes focused on attention to detail and customer orientation, enabling students to propose improvements for the hospitality industry in a financially constrained environment. The goal is to devise strategies that enhance perceived quality while balancing costs, debt and investment, without jeopardizing operations in a family-run business setting. The case encouraged reflection on the importance of quality management as a key factor for sustainability and competitiveness in the hospitality sector. The study was developed using an empirical approach, combining direct observation of a real hotel's daily operations, literature review on the topics covered in the teaching notes and data simulation to demonstrate the applicability of quality management tools.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um caso de ensino que aborda os desafios enfrentados pelo Hotel Mineirinho, uma empresa familiar localizada no interior de Minas Gerais. Alice, uma jovem estudante de administração e futura herdeira do negócio, trabalha para mitigar as dificuldades relacionadas à qualidade de serviços, endividamento, falta de investimentos, estrutura defasada e padronização de processos. O dilema central do caso é voltado para a decisão da família sobre como melhorar a qualidade dos serviços sem comprometer ainda mais a saúde financeira do hotel. Com base na teoria da qualidade de serviços, especialmente os modelos SERVQUAL (acrônimo para Service Quality), e GAP (ou lacuna), o caso permite analisar como a discrepância entre as expectativas dos clientes e a experiência real impacta a percepção da qualidade. O caso tem como objetivo desenvolver conhecimentos sobre gestão da qualidade, financeira e de pessoas, além de habilidades de tomada de decisão, planejamento e comunicação, e atitudes voltadas à atenção aos detalhes e orientação para o cliente, capacitando os alunos a propor melhorias para a hotelaria em um cenário de restrições financeiras. Espera-se a construção de caminhos que otimizem a qualidade percebida, equilibrando custos, endividamento e investimentos, sem comprometer a operação em um contexto de gestão familiar, incentivando a reflexão sobre a importância da gestão da qualidade como fator essencial para a sustentabilidade e competitividade no setor hoteleiro. O estudo foi desenvolvido com base em uma abordagem empírica, combinando observação direta da rotina de um hotel real, revisão bibliográfica dos temas abordados nas notas de ensino e simulação de uma base de dados para demonstrar a aplicabilidade das ferramentas de gestão da qualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subjectSERVQUALpt_BR
dc.subjectModelo GAPpt_BR
dc.subjectSatisfação do clientept_BR
dc.subjectQuality managementpt_BR
dc.subjectHospitalitypt_BR
dc.subjectGAP modelpt_BR
dc.subjectCustomer Satisfactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleDo saguão à suíte: a missão (quase) impossível da qualidade na hotelariapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons