Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18542
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniellegonçalvespeters.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Cadê o rato? oficina de alfabetização na prática
Author: Peters, Danielle Gonçalves
First Advisor: Magalhães, Luciane Manera
Referee Member: Araújo, Rita de Cássia Barros de Freitas
Resumo: No presente trabalho, apresento a elaboração e aplicação do recurso didático “Cadê o rato? Oficina de Alfabetização na prática”, criado por mim, com o objetivo de favorecer a alfabetização e o letramento de crianças de 4 e 5 anos, do 2º período, da Educação Infantil. O referido recurso é composto por atividades práticas e impressas construídas a partir do livro “Cadê o rato?”, de Mary França e Lucas França. O livro literário é utilizado, neste trabalho, enquanto suporte para a alfabetização e letramento, de forma a propiciar um processo de aprendizado significativo e prazeroso para as crianças. Na primeira parte do trabalho, apresento uma breve fundamentação teórica que orientou minhas escolhas na elaboração do material. Dentre os autores que recorri estão Magda Soares, Paulo Freire, Ana Carolina Perrusi Brandão, Luciane Manera Magalhães e Marlene Carvalho. Na segunda parte, apresento os materiais práticos construídos e as etapas de aplicação na escola, dia a dia, com as respectivas atividades de sistematização do conhecimento. Finalmente, nas considerações finais, argumento sobre a importância de os professores produzirem o seu próprio material didático.
Abstract: -
Keywords: Alfabetização educação infantil
Livro literário
Material didático
Educação infantil
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18542
Issue Date: 13-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons