Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18546
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
stephaniedecarvalhooliveira.pdf364.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formação docente na primeira infância: uma análise da produção de conhecimento
Author: Oliveira, Stephanie de Carvalho
First Advisor: Santos, Nubia Aparecida Shaper
Referee Member: Souza, Lidia Mara de
Resumo: Atuar com bebês de 0 a 3 anos é um tema de relevância no cenário das políticas educacionais e da sociedade de maneira geral. A formação docente, por esse motivo, tem sido tema de discussão nos encontros acadêmicos e tem crescido consideravelmente nas publicações de natureza científica. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo compreender um recorte da produção acadêmica publicado no GT 07 – Educação de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisou a produção acadêmica sobre a formação docente para o trabalho com bebês, focando em 10 artigos específicos da referida área. Foram elaborados resumos comentados desses trabalhos destacando o objetivo do estudo e os principais pontos abordados. A ideia é compreender os desafios que as professoras enfrentam no dia a dia ao trabalhar com bebês, além das concepções que sustentam a prática educacional. Esse estudo se apoia em autores e autoras que destacam como é essencial compreender o bebê como um sujeito ativo no próprio processo de aprendizagem, também se discute a relação entre cuidar/educar, mostrando que essas dimensões não devem ser vistas separadamente. Outro ponto importante é a influência do ambiente pedagógico no processo de aprendizagem, além da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento que orienta as práticas pedagógicas. Por fim, o estudo mostra que ainda há um grande caminho a ser percorrido, o ensino superior nem sempre consegue preparar as futuras professoras para os desafios do cotidiano com bebês, o que reforça a necessidade de repensar tanto os currículos acadêmicos quanto às oportunidades de formação continuada. Valorizar essa etapa da educação significa garantir um atendimento mais qualificado e respeitoso para bebês e crianças.
Abstract: -
Keywords: Educação infantil
Formação docente
Anped
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18546
Issue Date: 20-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons