https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18546
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
stephaniedecarvalhooliveira.pdf | 364.14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Formação docente na primeira infância: uma análise da produção de conhecimento |
Author: | Oliveira, Stephanie de Carvalho |
First Advisor: | Santos, Nubia Aparecida Shaper |
Referee Member: | Souza, Lidia Mara de |
Resumo: | Atuar com bebês de 0 a 3 anos é um tema de relevância no cenário das políticas educacionais e da sociedade de maneira geral. A formação docente, por esse motivo, tem sido tema de discussão nos encontros acadêmicos e tem crescido consideravelmente nas publicações de natureza científica. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo compreender um recorte da produção acadêmica publicado no GT 07 – Educação de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que analisou a produção acadêmica sobre a formação docente para o trabalho com bebês, focando em 10 artigos específicos da referida área. Foram elaborados resumos comentados desses trabalhos destacando o objetivo do estudo e os principais pontos abordados. A ideia é compreender os desafios que as professoras enfrentam no dia a dia ao trabalhar com bebês, além das concepções que sustentam a prática educacional. Esse estudo se apoia em autores e autoras que destacam como é essencial compreender o bebê como um sujeito ativo no próprio processo de aprendizagem, também se discute a relação entre cuidar/educar, mostrando que essas dimensões não devem ser vistas separadamente. Outro ponto importante é a influência do ambiente pedagógico no processo de aprendizagem, além da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento que orienta as práticas pedagógicas. Por fim, o estudo mostra que ainda há um grande caminho a ser percorrido, o ensino superior nem sempre consegue preparar as futuras professoras para os desafios do cotidiano com bebês, o que reforça a necessidade de repensar tanto os currículos acadêmicos quanto às oportunidades de formação continuada. Valorizar essa etapa da educação significa garantir um atendimento mais qualificado e respeitoso para bebês e crianças. |
Abstract: | - |
Keywords: | Educação infantil Formação docente Anped |
CNPq: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18546 |
Issue Date: | 20-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License