Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18584
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gustavoluzcoutinho.pdfPDF/A3.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Batarelli Junior, Admir Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Douglas Sad-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9593355812854760pt_BR
dc.contributor.referee1Proque, Andressa Lemes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481870125551267pt_BR
dc.contributor.referee2Domingues, Edson Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2059703319050475pt_BR
dc.contributor.referee3Valério, Victor Eduardo de Mello-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1989464933096922pt_BR
dc.creatorCoutinho, Gustavo Luz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-08T12:44:35Z-
dc.date.available2025-05-08-
dc.date.available2025-05-08T12:44:35Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18584-
dc.description.abstractThis dissertation examines the effects of increasing the biodiesel blending policy in diesel B sold at gas stations, based on the metrics established by the National Biodiesel Production Program (PNPB) from 2015 to 2024 and the Future Fuel Program (PCF) from 2025 to 2030. The analysis focuses on the impact of increased biodiesel blending, the impact of higher fuel consumption due to energy loss from greater biodiesel contente and the effects of a 5% improvement in diesel B efficiency by 2040, without any increase in blending. A key objective is to assess the environmental and sectoral outcomes of the policy. To achieve this, the study applies a Computable General Equilibrium (CGE) model, specifically the BIM-RD (Brazilian Intersectoral Model with Recursive Dynamic), which incorporates recursive dynamics and a fiscal module to examine the national economy. The findings show that the blending policy contributes to 75% of avoided emissions, while 25% results from improved energy efficiency— the only scenario where diesel B consumption declines. All policy scenarios indicate GDP growth. The results also suggest that efficiency gains lead to income redistribution, whereas the blending policy primarily benefits higher-income households. Both economically and environmentally, blending policies play a role in expanding national economic activity while contributing to emissions reduction over time.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação examina os impactos do aumento da política de blend do biodiesel presente no diesel B comercializado nos postos com base nas métricas estabelecidas pelo Programa Nacional de Produção do Biodiesel (PNPB), entre 2015 a 2024, e o Programa Combustível do Futuro (PCF) no período de 2025 a 2030. A análise realizada avalia os cenários de aumento da mistura de biodiesel, o aumento do blend considerando o aumento do consumo necessário para manter os níveis energéticos caso a mistura permaneça a mesma praticada em 2015, e a melhoria de 5% na eficiência do diesel B até 2040, sem incremento na mistura. Foi de particular interesse avaliar os impactos ambientais e setoriais da política. Para este propósito, utilizou-se um Modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC), mais especificadamente o BIM-RD (Brazilian Intersectoral Model with Recursive Dynamic), possuindo dinâmica recursiva para avaliar a economia nacional. Identificou-se que a política de blend é responsável por 75% das emissões evitadas e 25% pela melhoria na eficiência energética, único cenário com redução no consumo de diesel B, sendo que todas as políticas apresentaram crescimento do PIB. Os resultados apontaram que a melhoria de eficiência possui característica redistributiva de renda, enquanto a política de blend concentra seus impactos positivos nas famílias de maior renda. Conclui-se que, tanto economicamente como ambientalmente, as políticas de blend podem surtir efeitos positivos no aumento da atividade econômica nacional atrelada a redução das emissões futuras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectBlendpt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectEquilíbrio geral computávelpt_BR
dc.subjectPrograma combustível do futuropt_BR
dc.subjectBiofuelspt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectComputable general equilibriumpt_BR
dc.subjectFuture fuel programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleMudança de blend e eficiência energética no uso de diesel b: avaliando os impactos econômicos e de descarbonização no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons