https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18735
File | Description | Size | Format | |
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dayanadacostarocha.pdf | PDF/A | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Protagonismo juvenil: as possibilidades de participação estudantil no espaço escolar |
Author: | Rocha, Dayana da Costa |
First Advisor: | Santana, Cláudia da Costa Guimarães |
Referee Member: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Referee Member: | Gualberto, Andrea Moreli Mendes |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão buscou evidenciar como tem se efetivado a participação estudantil no âmbito da escola analisada, com o objetivo de investigar as dificuldades na consolidação do protagonismo nas instâncias de participação da Escola Estadual Doutor João Pinto. Para isso apresentaremos a perspectiva do protagonismo juvenil, partindo de uma visão macro, fazendo a exploração das políticas nacionais que propõem o protagonismo juvenil na educação, enfatizando a BNCC e o Novo Ensino Médio e , posteriormente, será apresentado como tem acontecido o incentivo à participação estudantil no estado de Minas Gerais, dando maior destaque para as políticas atuais: Programa de Convivência Democrática e Programa Representantes de Turma / Conselho de Representantes de Turma. Em seguida, descreveremos a escola pesquisada e as evidências que caracterizam o caso de gestão observado na instituição. Para aprofundarmos no assunto, faremos o estudo teórico dividido em dois eixos: o primeiro, dedicar-se-á em fazer uma exposição teórica analisando os conceitos de Protagonismo Juvenil – Escola e Formação Social, o segundo eixo analisará a Gestão Democrática e a Participação Estudantil. Para essas análises nos embasaremos nos estudos de Dayrell (2007, 2016), Dayrell e Carrano (2014), Arroyo (2014), Corti (2014), Weller (2014) Dayrell, Gomes e Leão (2010), Martins (2010), Paro (2016), Vieira (2001), Lück (2009), Costa e Vieira (2000, 2006), Costa (2001) e Ferreti et al (2004). Dando continuidade, apresentamos a metodologia da pesquisa qualitativa, composta por dois grupos focais de líderes de turmas, por um grupo de alunos não representantes de turmas e pelas entrevistas individuais com o professor referência do Programa Líderes de Turma, com o supervisor pedagógico do ensino médio e com o gestor escolar. Em seguida, procederemos às análises dos dados da pesquisa e evidenciaremos o Plano de Ação Educacional, com vistas a fomentar o protagonismo na instituição. Por fim, faremos as considerações finais. |
Abstract: | The present study was developed within the Professional Graduate Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This management case aimed to highlight how student participation has been implemented within the analyzed school, with the objective of investigating the challenges in establishing student leadership within the participatory structures of Public School Dr. João Pinto. To this end, we will present the perspective of youth protagonism from a macro view, exploring national policies that promote youth protagonism in education, with an emphasis on the BNCC and the New High School model. Subsequently, we will examine how student participation is being encouraged in the state of Minas Gerais, with a focus on current policies: the Democratic Coexistence Program and the Class Representatives / Class Representatives Council Program. Next, we will describe the school studied and the evidence characterizing the observed management case at this institution. To delve deeper into the topic, we will conduct a theoretical study divided into two main areas: the first will be dedicated to a theoretical analysis of the concepts of Youth Protagonism – School vs. Social Formation, while the second will examine Democratic Management and Student Participation. These analyses will be grounded in the studies of Dayrell (2007, 2016), Dayrell & Carrano (2014), Arroyo (2014), Corti (2014), Weller (2014), Dayrell, Gomes & Leão (2010), Martins (2010), Paro (2016), Vieira (2001), Lück (2009), Costa & Vieira (2000, 2006), Costa (2001), and Ferretti et al. (2004). Finally, we present the qualitative research methodology used, which consisted of two focus groups of class leaders, one group of non-representative students, and individual interviews with the reference teacher of the Class Leaders Program, the high school educational supervisor, and the school administrator. |
Keywords: | Protagonismo juvenil Autonomia Gestão democrática Formação social Youth protagonism Autonomy Democratic management Social formation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18735 |
Issue Date: | 9-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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