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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Estudo de viabilidade técnica-econômica de pavimentos poliméricos para passagens em nível
Author: Oliveira, Rômulo Murucci
First Advisor: Ferreira, Guilherme Soldati
Co-Advisor: Merheb, Antonio Hamilton Michel
Referee Member: Marques, Geraldo Luciano de Oliveira
Referee Member: Marangon, Márcio
Resumo: Passagem em Nível (PN) é um cruzamento rodoferroviário em nível, ou seja, onde a rodovia e ferrovia se interceptam em um mesmo plano. Quando o cruzamento é sujeito ao fluxo intenso de trens e veículos, a conservação se torna essencial para manter a qualidade do pavimento e a segurança do usuário. No Brasil o principal material utilizado para o revestimento e preenchimento das passagens é o concreto asfáltico, que rapidamente se deteriora por ser incompatível com a via permanente ferroviária, principalmente devido à diferença de rigidez. A geometria, o projeto de drenagem e a preparação do subleito são os principais elementos que contribuem com a durabilidade dos cruzamentos. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre PNs e utilizar materiais alternativos para pavimentos, as principais etapas do estudo são a determinação do ciclo e custos de manutenção dos cruzamentos asfálticos, priorização de passagens críticas, e análise de viabilidade de PNs poliméricas. Foi utilizado um método para o cálculo da viabilidade econômica que considera o custo do ciclo de vida de cada componente envolvido, realizado através de uma ferramenta elaborada em planilhas eletrônicas. Além do comprovado desempenho do pavimento polimérico, espera-se como resultados maior vida útil, facilidade de manutenção, menor impacto para a comunidade e para a ferrovia e custos reduzidos.
Abstract: Railway-Highway At-Grade Crossing is a road-rail level crossing, where the highway and railroad intersect in the same plane. When crossing is subject to the intense flow of trains and vehicles, conservation becomes essential to maintain pavement quality and user safety. In Brasil, the main material used for the surfacing and filling of passages is asphalt concrete, which rapidly deteriorates because it is not compatible with the track, mainly due to the difference in stiffness. The geometry, drainage design and the preparation of the subgrade are the main elements that contribute to the durability of the crossings. The main steps of the study are to determine the cycle and costs of maintenance of asphaltic crossings, prioritization of critical passages, and feasibility analysis of polymeric level crossings, with the objective of increasing knowledge about level crossings and using alternative materials for pavements. The method used to calculate economic viability considers the cost of the life cycle of each component involved, carried out through a tool elaborated in electronic spreadsheets. In addition to the proven performance of the polymer flooring, as results are expected longer service life, ease of maintenance, less impact to the community and to the railroad and reduced costs.
Keywords: Pavimento ferroviário
Cruzamento rodoferroviário
Modelagem financeira
Ciclo do custo de vida
Railroad pavement
Railroad crossing
Financial modeling
Life cycle cost
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18811
Issue Date: 30-Nov-2017
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