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dc.contributor.advisor1Ésther, Angelo Brigato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1831223995652576pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rodrigues, Isabella Stroppa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Thielmann, Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1020914777758259pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Cíntia Loos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8308356118218987pt_BR
dc.creatorVitoretto, João Victor de Medeiros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-10T13:12:22Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-06-10T13:12:22Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18913-
dc.description.abstractResearch objective: to analyze the process management of the Remuneration Management Department of the Federal University of Juiz de Fora - UFJF and to identify opportunities for improvement, according to employees of the department and their respective managers, from a sociotechnical perspective. Theoretical framework: This work follows the line of research of Public Administration and Organizations, which aims to conduct external research for the formulation, implementation and evaluation/monitoring of management practices and organizational strategies. In this context, this research seeks to understand how the implementation of a certain management tool (Process Management) occurs in a sector of the UFJF (GREM), seeking through a sociotechnical perspective to expand knowledge on the subject in public management. Methodology: A qualitative research of exploratory nature was carried out. In the data collection, semi-structured interviews were conducted with employees of the aforementioned sector and with managers linked to it, as well as documentary research. Thematic analysis was used as the analysis methodology. The results indicate that Process Management occurs in a very informal manner in the sector. Despite the existence of a formal structure at UFJF for carrying out this activity, the employees do not seem to participate, which means that the process maps and information generated are considered inadequate or even unknown by the end-of-line employees, who are left unsupported by the existing formal organizational information. There seems to be a barrier between the formal structure that exists in senior management and what reaches the end-of-line employees. Originality/Relevance: The study is original in that it focuses on only one department and seeks to know how the implementation of process management affects the end-of-line employees, how it occurs in practice, considering the technical and social aspects. Its relevance lies in the collection of data concerning the reality of process management, which seeks to know from the end-of-line employee and those involved in the sector whether the benefits of process management are being collected. Practical contributions: considering the results of the research, a formal process of process management was proposed for the department, considering the technical and social possibilities of the department. The potential impact is that the sector will receive some of the benefits of the process management methodology, and this process serves as a starting point for the development of the methodology in the sector, which would bring real practical and organizational impacts.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo de pesquisa é analisar a gestão de processos da Gerência de Remunerações da Universidade Federal de Juiz de Fora – GREM/UFJF e identificar oportunidades de melhoria, segundo servidores do setor e da respectiva pró-reitoria, numa perspectiva sociotécnica. Este trabalho segue a linha de pesquisa de Administração Pública e Organizações, que tem como objetivo a realização de pesquisas voltadas para a formulação, implementação e avaliação/acompanhamento de práticas de gestão e estratégias organizacionais. Nesse sentido, essa pesquisa busca compreender como se dá a implementação de uma determinada ferramenta de gestão (Gestão de Processos) em um setor da UFJF (GREM), buscando por meio de uma perspectiva sociotécnica, ampliar o conhecimento acerca do tema na gestão pública. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Na coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores do referido setor e com chefias ligadas a ele, bem como pesquisa documental. Foi empregada a análise temática para tratamento dos dados obtidos. Os resultados encontrados apontam que a Gestão de Processos ocorre de maneira muito informalizada no setor, apesar de haver uma estrutura formal na UFJF para realização desta atividade. Os servidores parecem não ter participação, o que faz com que os mapas de processos e informações geradas sejam considerados inadequados ou mesmo desconhecidos pelos servidores da ponta final, que se sentem desamparados pelas informações organizacionais formais existentes. Parece haver uma barreira entre a estrutura formal que existe na alta gestão e o que chega aos servidores da ponta. O estudo é original na medida em que foca em apenas um setor e busca saber como a implementação da gestão de processos atinge os servidores na ponta, como se dá na prática, considerando aspectos técnicos e sociais; sua relevância está no levantamento de dados concernente à realidade da gestão de processos, que buscam saber no servidor de ponta e nos envolvidos no setor se os benefícios da gestão de processos estão de fato sendo colhidos. Considerando os resultados da pesquisa, foi proposto um processo formal de gestão de processos para o setor, considerando as possibilidades técnicas e sociais do setor. O impacto potencial é o de que o setor passe a acolher alguns dos benefícios da metodologia de gestão de processos e que este processo sirva como pontapé inicial para o desenvolvimento da metodologia no setor, o que traria impactos reais de ordem prática e organizacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programMestrado profissional em Administração Pública (Andifes)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPerspectiva sociotécnicapt_BR
dc.subjectPublic universitypt_BR
dc.subjectProcess managementpt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectSociotechnical perspectivept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleGestão de processos na perspectiva sociotécnica: estudo em uma universidade federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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