Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18920
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amandamazzonimarcatozago.pdfPDF/A4.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Cartografias do moderno. A trajetória de Carmen Portinho
Autor(es): Zago, Amanda Mazzoni Marcato
Primeiro Orientador: Ramos, Maria Lúcia Bueno
Membro da banca: Pifano, Raquel Quinet de Andrade
Membro da banca: Tavares, Paula Maria Guerra
Membro da banca: Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho
Membro da banca: Garcia, Maria Amélia Bulhões
Resumo: Esta tese examina a trajetória de Carmen Portinho e suas redes de sociabilidade, destacando sua contribuição tanto para a construção da metrópole moderna quanto para a consolidação da arte moderna no Brasil, com ênfase na cidade do Rio de Janeiro. A investigação abrange diferentes dimensões de sua atuação: sua participação no movimento feminista da primeira metade do século XX, sua contribuição como engenheira-urbanista e seu papel como gestora cultural na afirmação do cosmopolitismo estético no país. Nesse contexto, sua atuação no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) e sua gestão na Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) são analisadas como marcos fundamentais na institucionalização da arte e do design moderno no Brasil. A pesquisa propõe uma nova abordagem cartográfica do moderno no cenário carioca através de três diagramas, baseada no cruzamento de dados primários com a bibliografia especializada, articulando as múltiplas frentes de atuação de Portinho às transformações urbanas e culturais da cidade. Ao evidenciar sua relevância em diferentes campos, esta tese busca ampliar e redefinir seu papel na história da arte moderna brasileira, consolidando-a como uma figura importante no processo de institucionalização do moderno e da arte moderna no país.
Abstract: This research examines the trajectory of Carmen Portinho and her networks of sociability, highlighting her contribution to both the construction of the modern metropolis and the consolidation of modern art in Brazil, with a focus on the city of Rio de Janeiro. The investigation covers different dimensions of her work: her participation in the feminist movement of the early 20th century, her contribution as an engineer and urban planner, and her role as a cultural manager in affirming aesthetic cosmopolitanism in the country. In this context, her work at the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro (MAM-RJ) and her management at the Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) are analyzed as key milestones in the institutionalization of modern art and design in Brazil. The research proposes a new cartographic approach to modernity in the carioca context through three diagrams, based on the intersection of primary data with specialized bibliography, linking Portinho's multiple areas of activity to the urban and cultural transformations of the city. By highlighting her significance in various fields, this research aims to broaden and redefine her role in the history of Brazilian modern art, consolidating her as an important figure in the process of institutionalizing modern art in the country.
Palavras-chave: Carmen Portinho
Institucionalização da arte
Feminismo
MAM Rio
ESDI
Institutionalization of art
Feminism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18920
Data do documento: 30-Mai-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes, Culturas e Linguagens (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons