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Tipo: Dissertação
Título: Oficina de letramento como dispositivo de educação em direitos humanos
Autor(es): Kreppke, Reinaldo da Silva
Primeiro Orientador: Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis
Membro da banca: Reis, Andreia Rezende Garcia
Membro da banca: Amorim, Marcel Alvaro de
Resumo: Este trabalho é fruto de um desejo, primeiro enquanto professor, segundo daquilo que perpassa e desperta minha humanidade, nutrindo, portanto, meu papel docente: colaborar, através da observação, materialização discursiva e análise, suas limitações, progressos, avanços e recuos, com o que concerne hoje aos desafios da educação linguística aplicada e da educação em Direitos Humanos, principalmente no contexto das salas de aula da educação pública brasileira, diante dos seus desafios estruturais e pedagógicos, como do constante desmantelamento que vivencia. Nessa aspiração, tomo os meandros da pesquisa narrativa com inspiração autoetnográfica (Cadilhe, 2024; Kleiman; Silva, 2024) que, no decurso de um projeto de letramento (Marques; Kleiman, 2019; Geraldi, 2011), toma a obra “O avesso da pele” de Jeferson Tenório (2020) como um discurso catalisador para oficinas de letramento, visando a reflexão e apropriação, tanto do texto quanto da temática das relações etnico raciais em sua amplitude social, pensando os impactos do racismo e da percepção de sua retro-estruturação, mas, também, na vivência daqueles educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de educação, com quem partilhei, compartilhei e com-vivenciei desafios no mergulho da pele ao avesso. A partir de tais encontros, busco, pela narrativização autoetnográfica, corporificar atos, movimentos, contextos, reflexões e inspirações dos envolvidos e envolventes nos processos que, passo a passo, perfazem as oficinas como um dispositivo de efetivação e encontro com as perspectivas e lentes de uma Educação em Direitos Humanos (Cadilhe, 2018; Candau, 2008), da Educação linguística Intercultural (Mendes, 2022), das miradas decoloniais acerca das ações pedagógicas (Walsh, 2009; Cadilhe 2020; Pires, 2020), e das interseccionalidades em relação a raça e etnia (Collins, 2020) partindo da pedagogia crítica, principalmente em Freire e hooks, pensando os direitos no campo da linguagem, em especial, o direito à literatura (Candido, 1995) e o direito à palavra (Geraldi, 2012), em diálogo, ainda, com outras perspectivas analíticas durante o processo.
Abstract: This work is the result of a desire, firstly as a teacher, secondly of what permeates and awakens my humanity, therefore nourishing my teaching role: to collaborate, through observation, discursive materialization and analysis, its limitations, progress, advances and setbacks, with which today concerns the challenges of applied linguistic education and Human Rights education, mainly in the context of Brazilian public education classrooms, given its structural and pedagogical challenges, such as the constant dismantling it experiences. In this aspiration, I take the intricacies of narrative research with autoethnographic inspiration (Cadilhe, 2024; Kleiman; Silva, 2024) which, in the course of a literacy project (Marques; Kleiman, 2019; Geraldi, 2011), takes the work “O avesso da Pele” by Jeferson Tenório (2020) as a catalytic speech for literacy workshops, aiming at reflection and appropriation, both of the text and the theme of ethnic-racial relations in their social scope, thinking about the impacts of racism and the perception of its retro-structuring, but, also, in the experience of those students in the 3rd year of high school at a public school in the state education network, with whom I shared, shared and co-experienced challenges in diving from the skin inside out. From such encounters, I seek, through autoethnographic narrativization, to embody acts, movements, contexts, reflections and inspirations of those involved and involved in the processes that, step by step, make up the workshops as a device for implementing and encountering the perspectives and lenses of an Education in Human Rights (Cadilhe, 2018; Candau, 2008), Intercultural linguistic Education (Mendes, 2022), decolonial views on pedagogical actions (Walsh, 2009; Cadilhe 2020; Pires, 2020), and intersectionalities in relation race and ethnicity (Collins, 2020) based on critical pedagogy, mainly in Freire and hooks, thinking about rights in the field of language, in particular, the right to literature (Candido, 1995) and the right to speak (Geraldi, 2012) , also in dialogue with other analytical perspectives during the process.
Palavras-chave: Pesquisa narrativa
Letramentos
Oficina de letramento
Pedagogia crítica
Educação em direitos humanos
Narrative research
Literacy
Literacy workshop
Critical pedagogy
Human rights education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18922
Data do documento: 24-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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