Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18940
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viniciusladeirafrancisco.pdfPDF/A773.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mittherhofer, Werônica Jaernevay Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Luiz Eduardo de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Milene de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorFrancisco, Vinícius Ladeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9109738793499635pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-11T15:35:09Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-11T15:35:09Z-
dc.date.issued2024-09-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18940-
dc.description.abstractNon-carious cervical lesions are part of a group of pathologies that have become increasingly common in the clinical routine of dental surgeons. Thus, this article aims to analyze the self-perception of Dentistry students at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) regarding the development and relevance of pedagogical activities addressing the theme of noncarious dental lesions. To achieve this, a cross-sectional study was conducted, which was submitted to and approved by the Human Research Ethics Committee of the Federal University of Juiz de Fora. The research involved an online questionnaire, created using the Google platform, where participants were invited through an invitation letter sent by email. After data collection, the responses were tabulated and subjected to both descriptive and analytical analysis. In the descriptive analysis, participants were characterized by variables. In the analytical stage, the data were subjected to chi-square and Kruskal-Wallis tests, and a possible association between the variables was studied to try to establish a cause-and-effect relationship. The results showed that this theme is strongly present in the third year of the undergraduate course, but there is a decline in the focus on this topic in the final years. Furthermore, the importance given to the theme by the students is strongly linked to its presence in the course's theoretical subjects, as students gave less importance to the topic as the semesters advanced, reinforcing the previous hypothesis. Therefore, the decreased focus on the theme throughout the course may influence students' perception of its importance.pt_BR
dc.description.resumoAs lesões cervicais não cariosas fazem parte de um grupo de patologias que têm se tornado cada vez mais comum na rotina clínica do cirurgião-dentista. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a autopercepção dos acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) quanto ao desenvolvimento e relevância de atividades pedagógicas abordando a temática lesões dentárias não cariosas. Para isso, foi desenvolvido um estudo transversal submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa Humana da Universidade federal de Juiz de Fora. A pesquisa conta com um questionário online, feito através da plataforma Google onde os participantes foram convidados através de uma cartaconvite enviada por e-mail. Após a coleta, as respostas foram tabuladas e submetidas à uma análise descritiva e outra analítica, sendo que, na primeira, os participantes foram caracterizados por meio de variáveis. Na etapa analítica, os dados foram submetidos aos testes qui-quadrado e Kruskal-Wallis e foi estudada a possível associação entre as variáveis para tentar chegar à uma manifestação de causa e efeito. Sendo assim, os resultados obtidos foram de que essa temática está fortemente presente no 3° ano da graduação e há uma queda na abordagem desse tema ao decorrer dos anos finais. Além disso, o grau de importância dado a temática pelos alunos está fortemente ligado à sua presença em disciplinas teóricas do curso, visto que, os alunos deram menos importância ao tema à medida que os períodos avançam, reforçando a hipótese anterior. Portanto, a queda do foco da temática ao decorrer do curso pode influenciar a percepção do grau de importância entre os alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectLesões cervicais não cariosaspt_BR
dc.subjectAbrasão dentáriapt_BR
dc.subjectAbfração dentáriapt_BR
dc.subjectAtrição dentáriapt_BR
dc.subjectNon-carious cervical lesionspt_BR
dc.subjectDental abrasionpt_BR
dc.subjectDental abfractionpt_BR
dc.subjectDental attritionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.titleAutopercepção de acadêmicos de odontologia quanto ao desenvolvimento e relevância de atividades pedagógicas abordando a temática lesões dentárias não cariosas: um estudo transversalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons