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Tipo: Dissertação
Título: Os evangélicos nas mídias sociais: pluralidade de vozes
Autor(es): Silva, Luana Aparecida Alves da
Primeiro Orientador: Almeida, Edson Fernando de
Membro da banca: Rivera, Dario Paulo Barrera
Membro da banca: Cunha, Magali do Nascimento
Resumo: O presente trabalho investiga a pluralidade de vozes evangélicas nas mídias digitais. Para contextualizar a discussão, a pesquisa explora a presença histórica dos evangélicos nos meios de comunicação, destacando a sua interação constante com as novas tecnologias. Foi possível observar que a associação dos evangélicos com a modernidade desempenhou papel crucial, incentivando-os a desenvolver estratégias para atrair novos seguidores e expandir sua comunidade. Nesse sentido, foi indispensável uma análise do contexto pandêmico, haja vista o aumento significativo da presença evangélica nas redes sociais, impulsionado pela busca por entretenimento e conteúdos gospel em um período de incertezas. O estudo se fundamentou em uma análise de bibliografias que serviram como pilares teóricos para a compreensão do seu escopo. A pesquisa permite concluir que o contexto pandêmico foi crucial para que os evangélicos se consolidassem nas mídias sociais, uma vez que a pandemia potencializou os espaços digitais, e como resultado, foi notório a emergência de líderes e representantes evangélicos no mundo dos influenciadores digitais. Nesse contexto, propusemo-nos a analisar os conteúdos produzidos por influenciadores digitais e pregadores evangélicos, bem como as interações do público diante das temáticas abordadas. Tal iniciativa visou evidenciar as distintas formas de expressão dos evangélicos nas redes sociais. Para tanto, selecionamos como objeto de análise a página Gospelmente no Instagram, o canal de Fabíola Melo no YouTube, e a prática do batismo online promovida pela Igreja Lírio, também por meio do YouTube. Em contrapartida, examinamos publicações de pregadores como Deive Leonardo, Tiago Brunet e Pablo Marçal. A partir da análise dos conteúdos e das interações com os seguidores, foi possível identificar especificidades marcantes nas estratégias de comunicação utilizadas pelos pregadores, que se distinguem significativamente daquelas adotadas pelos influenciadores digitais. Assim, constatamos que influenciadores e pregadores evangélicos se expressam de maneira distinta nas plataformas digitais, refletindo diferentes modos de engajamento e construção de autoridade religiosa no ambiente virtual.
Abstract: This paper investigates the plurality of evangelical voices in digital media. To contextualize the discussion, the research explores the historical presence of evangelicals in the media, highlighting their constant interaction with new technologies. It was possible to observe that evangelicals' association with modernity has played a crucial role, encouraging them to develop strategies to attract new followers and expand their community. In this sense, an analysis of the pandemic context was essential, given the significant increase in evangelical presence on social networks, driven by the search for entertainment and gospel content in a period of uncertainty. The study was based on an analysis of bibliographies that served as theoretical pillars for understanding its scope. The research allows us to conclude that the pandemic context was crucial for evangelicals to consolidate their presence on social media, since the pandemic boosted digital spaces, and as a result, the emergence of evangelical leaders and representatives in the world of digital influencers was notorious. In this context, we set out to analyze the content produced by digital influencers and evangelical preachers, as well as the public's interactions with the topics covered. This initiative aimed to highlight the different ways in which evangelicals express themselves on social networks. To this end, we selected the Gospelmente Instagram page, Fabíola Melo's YouTube channel, and the practice of online baptism promoted by the Lírio Church, also through YouTube, as the objects of analysis. On the other hand, we examined publications by preachers such as Deive Leonardo, Tiago Brunet and Pablo Marçal. By analyzing the content and the interactions with followers, it was possible to identify striking specificities in the communication strategies used by preachers, which differ significantly from those adopted by digital influencers. Thus, we found that evangelical influencers and preachers express themselves differently on digital platforms, reflecting different ways of engaging and building religious authority in the virtual environment.
Palavras-chave: Evangélicos
Mídias sociais
Influenciadores digitais
Coaching
Evangelicals
Social media
Digital influencers
Coaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18942
Data do documento: 26-Fev-2025
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