https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18966
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mariaangelicadetoledocalderanodacosta.pdf | PDF/A | 2.54 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Entre as regras do jogo e o jogo das regras: a atuação profissional do licenciado em música na rede privada de ensino da cidade do Rio de Janeiro |
Autor(es): | Costa, Maria Angélica de Toledo Calderano da |
Primeiro Orientador: | Pereira, Marcus Vinícius Medeiros |
Membro da banca: | Santos, Núbia Aparecida Schaper |
Membro da banca: | Madalozzo, Tiago |
Membro da banca: | Pires, Nair Aparecida Rodrigues |
Membro da banca: | Del-Ben, Luciana Marta |
Resumo: | Esta investigação trouxe a rede privada de ensino como protagonista da pesquisa a partir do ponto de vista de 10 professores de música que entrevistamos e que são atuantes na etapa da educação infantil em escolas da cidade do Rio de Janeiro que têm as três etapas da educação básica. Nossa intenção foi desvelar e compreender as regras, as dificuldades e as principais características que compõem esse ambiente profissional, especialmente aquelas que não se revelam mais claramente àqueles que aí atuam. Para isso, buscamos identificar, a partir da fala desses professores, as exigências com relação à sua atuação profissional, se é possível pensar em um conjunto de regras comuns à rede privada que transcenda os espaços individuais de trabalho de cada um, e, investigar, a partir da análise do conjunto de regras explícitas e implícitas delineado, o valor atribuído às aulas e aos professores de música pelas escolas privadas. Utilizamos como referencial teórico os conceitos cunhados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) de habitus, campo, ponto de vista, capital, regras do jogo e refração. Os dados foram codificados e analisados a partir da proposta de Bogdan e Biklen (1994) utilizando categorias e subcategorias de análise. Os resultados apontados por essa tese revelam que asregras do jogo da rede privada estão intrinsecamente ligadas à lógica empresarial que permeia tais instituições, e que, embora a maioria dessas percepções sobre as regras possam ser compartilhadas com outros locais de trabalho, há refrações específicas pelo fato de se trabalhar em uma empresa, fazendo com que os professores de música que ingressam nesse campo educacional, precisem se esforçar em compreender suas regras tácitas para permanecer empregado. Ao final desse trabalho, apresentamos proposições para a área da educação musical e um compilado de regras para aqueles que desejam ingressar nesse campo educacional específico de uma forma mais consciente. |
Abstract: | This research investigates the private education system through the perspectives of ten music teachers working in early childhood education at schools in the city of Rio de Janeiro that offer all three stages of basic education. The study aims to uncover and understand the rules, challenges, and key characteristics that define this professional environment— particularly those that are not immediately visible to those within it. Based on the teachers' narratives, we sought to identify the demands placed on their professional performance and to examine whether it is possible to outline a set of common rules across the private education sector that transcend individual institutions. We also analyzed the explicit and implicit norms that shape this field in order to assess how music classes and music teachers are valued within private schools. Our theoretical framework draws on concepts developed by French sociologist Pierre Bourdieu (1930–2002), such as habitus, field, point of view, capital, rules of the game, and refraction. The data were coded and analyzed following the methodological guidelines of Bogdan and Biklen (1994), using analytical categories and subcategories. The findings of this thesis suggest that the "rules of the game" within private education are closely tied to the business logic that underpins these institutions. While many perceptions of professional norms are shared with other educational settings, distinct refractions emerge from the fact that these teachers operate within a corporate structure. As a result, music educators entering this field must actively interpret and adapt to its tacit rules in order to maintain their positions. The study concludes with a set of propositions for the field of music education and a compilation of operational rules intended to support those seeking to engage with this educational context more consciously and strategically. |
Palavras-chave: | Rede privada de ensino Educação infantil Educação musical Música Lógica empresarial na educação Private education sector Early childhood education Music education Music Business logic in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18966 |
Data do documento: | 23-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação (Teses) |
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