Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18975
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
crisleyvieiradasilva.pdfPDF/A1.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Desafios e possibilidades na implementação de uma educação antirracista: estudo de caso em uma Escola Estadual em Minas Gerais
Author: Silva, Crisley Vieira da
First Advisor: Alcântara, Edna Rezende Silveira de
Referee Member: Amorim, Cassiano Caon
Referee Member: Leandro, Marcos Eduardo da Silva
Resumo: O racismo, resultado dos quase quatro séculos de escravidão pelo qual o Brasil passou, se manifesta de diferentes formas e locais, sendo a escola um desses espaços. Por esse motivo, a presente dissertação desenvolvida para o programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), teve como objetivo principal investigar como os profissionais percebem a manifestação do racismo e discriminação racial na 1Escola Estadual Luiza Mahín e as iniciativas adotadas para o enfrentamento dessas violências. Os objetivos específicos que orientaram a pesquisa foram: a) descrever como a instituição conduz questões referentes à discriminação racial e como enfrenta o racismo; b) analisar de que maneira os alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica da Escola Estadual Luiza Mahín respondem às situações que envolvem discriminação étnico-racial. c) propor um Plano de Ação Educacional que contribua com a prevenção de novos casos de discriminação, com o processo de construção da identidade racial dos estudantes e valorização da cultura afro-brasileira. Como referencial teórico, foram utilizados autores que analisam a questão racial no ambiente escolar, além daqueles que refletem sobre a estruturação e a manifestação do racismo no Brasil. A pesquisa de campo realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e questionários, identificou como principais problemas a ocorrência do racismo e da discriminação racial na instituição, a falta de ações da gestão no combate a essas violências, dificuldade dos professores em intervir em caos de violência ou inserir o tema em seus conteúdos programáticos. Os resultados permitiram a elaboração de um Plano de Ação as quais foram propostas formações continuadas, ações de valorização da cultura negra e criação de uma plataforma para disponibilização de materiais e informações de consulta para os profissionais.
Abstract: Racism, the result of almost four centuries of slavery in Brazil, manifests itself in different ways and places, and schools are one of these spaces. For this reason, this dissertation, developed for the Professional Master's Program in Education Management and Assessment (PPGP), of the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), had as its main objective to investigate how professionals perceive the manifestation of racism and racial discrimination at the 2Luiza Mahín State School and the initiatives adopted to confront these forms of violence. The specific objectives that guided the research were: a) to describe how the institution deals with issues related to racial discrimination and how it confronts racism; b) to analyze how students, teachers and other members of the academic community of the Luiza Mahín State School respond to situations involving ethnic-racial discrimination; c) to propose a set of management and pedagogical actions that contribute to the prevention of new cases of discrimination and provide a more inclusive and equitable school environment for all involved. The theoretical framework used was authors who analyze the racial issue in the school environment, as well as those who reflect on the structuring and manifestation of racism in Brazil. The field work, conducted based on semi-structured interviews and questionnaires, identified the main problems as the occurrence of racism and racial discrimination in the institution, the lack of management actions to combat these types of violence, and the difficulty teachers have in intervening in cases of violence or including the topic in their original grammar content. The results allowed the development of an Action Plan that proposed ongoing training, actions to promote black culture, and the creation of a platform to provide materials and information for professionals to consult.
Keywords: Educação antirracista
Racismo e educação
Ações educacionais antirracistas
Anti-racist education
Racism and education
Anti-racist educational actions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18975
Issue Date: 4-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons