https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18981
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
déboraaraújoheringer.pdf | 211.02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Ludicidade e a formação de professores |
Autor(es): | Heringer, Débora Araújo |
Orientador: | Menezes, Paulo Henrique Dias |
Miembros Examinadores: | Souza, Elenton Oliveira de |
Miembros Examinadores: | Santos, Núbia Aparecida Shaper |
Resumo: | A educação é um processo contínuo que visa desenvolver habilidades, conhecimentos e valores nos indivíduos. No entanto, a forma como a educação é ministrada pode influenciar significativamente o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Nesse contexto, a ludicidade surge como uma abordagem pedagógica que pode contribuir para tornar a aprendizagem mais significativa, eficaz e prazerosa. O objetivo deste trabalho é analisar como a ludicidade pode contribuir para a formação dos professores dos anos iniciais, destacando os pontos mais relevantes dessa abordagem. Partimos do pressuposto de que a abordagem lúdica pode tornar a aprendizagem mais efetiva, pois permite que os estudantes explorem e descubram conceitos de forma ativa e interativa. Para isso, foi realizado um estudo exploratório e uma breve revisão de literatura para verificar as possíveis contribuições da ludicidade para a formação de professores. Os resultados indicam que a ludicidade pode ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes, tornar a aprendizagem mais significativa e criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e prazeroso. Concluímos que é recomendável que os professores considerem a ludicidade como uma estratégia importante para a sua prática pedagógica. |
Resumen : | Education is a continuous process aimed at developing individuals' skills, knowledge, and values. However, the methods of instruction significantly influence students' learning and development. In this context, playfulness emerges as a pedagogical approach that can make learning more meaningful, effective, and engaging. Given its importance, this study addresses the following question: How can playfulness contribute to the training of early years teachers, and what are the key aspects of this approach? The objective is to analyze the role of playfulness in early years teacher training, emphasizing its most relevant contributions. Playful learning fosters active and interactive exploration, enhancing comprehension and retention. The findings reveal that playfulness supports the development of socio-emotional skills, enriches the learning experience, and creates a more dynamic and enjoyable classroom environment. Thus, this study recommends integrating playfulness as a fundamental pedagogical strategy in early years teacher training. |
Palabras clave : | Ludicidade Formação de professores Educação básica Playfulness Teacher training Basic education Early childhood education |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18981 |
Fecha de publicación : | 8-abr-2025 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons