Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18981
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
déboraaraújoheringer.pdf211.02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ludicidade e a formação de professores
Autor(es): Heringer, Débora Araújo
Orientador: Menezes, Paulo Henrique Dias
Miembros Examinadores: Souza, Elenton Oliveira de
Miembros Examinadores: Santos, Núbia Aparecida Shaper
Resumo: A educação é um processo contínuo que visa desenvolver habilidades, conhecimentos e valores nos indivíduos. No entanto, a forma como a educação é ministrada pode influenciar significativamente o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Nesse contexto, a ludicidade surge como uma abordagem pedagógica que pode contribuir para tornar a aprendizagem mais significativa, eficaz e prazerosa. O objetivo deste trabalho é analisar como a ludicidade pode contribuir para a formação dos professores dos anos iniciais, destacando os pontos mais relevantes dessa abordagem. Partimos do pressuposto de que a abordagem lúdica pode tornar a aprendizagem mais efetiva, pois permite que os estudantes explorem e descubram conceitos de forma ativa e interativa. Para isso, foi realizado um estudo exploratório e uma breve revisão de literatura para verificar as possíveis contribuições da ludicidade para a formação de professores. Os resultados indicam que a ludicidade pode ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes, tornar a aprendizagem mais significativa e criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e prazeroso. Concluímos que é recomendável que os professores considerem a ludicidade como uma estratégia importante para a sua prática pedagógica.
Resumen : Education is a continuous process aimed at developing individuals' skills, knowledge, and values. However, the methods of instruction significantly influence students' learning and development. In this context, playfulness emerges as a pedagogical approach that can make learning more meaningful, effective, and engaging. Given its importance, this study addresses the following question: How can playfulness contribute to the training of early years teachers, and what are the key aspects of this approach? The objective is to analyze the role of playfulness in early years teacher training, emphasizing its most relevant contributions. Playful learning fosters active and interactive exploration, enhancing comprehension and retention. The findings reveal that playfulness supports the development of socio-emotional skills, enriches the learning experience, and creates a more dynamic and enjoyable classroom environment. Thus, this study recommends integrating playfulness as a fundamental pedagogical strategy in early years teacher training.
Palabras clave : Ludicidade
Formação de professores
Educação básica
Playfulness
Teacher training
Basic education
Early childhood education
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18981
Fecha de publicación : 8-abr-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons