Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18981
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
déboraaraújoheringer.pdf211.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elenton Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445114871736753pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia Aparecida Shaper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.creatorHeringer, Débora Araújo-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-01T14:36:54Z-
dc.date.available2025-04-08-
dc.date.available2025-07-01T14:36:54Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18981-
dc.description.abstractEducation is a continuous process aimed at developing individuals' skills, knowledge, and values. However, the methods of instruction significantly influence students' learning and development. In this context, playfulness emerges as a pedagogical approach that can make learning more meaningful, effective, and engaging. Given its importance, this study addresses the following question: How can playfulness contribute to the training of early years teachers, and what are the key aspects of this approach? The objective is to analyze the role of playfulness in early years teacher training, emphasizing its most relevant contributions. Playful learning fosters active and interactive exploration, enhancing comprehension and retention. The findings reveal that playfulness supports the development of socio-emotional skills, enriches the learning experience, and creates a more dynamic and enjoyable classroom environment. Thus, this study recommends integrating playfulness as a fundamental pedagogical strategy in early years teacher training.pt_BR
dc.description.resumoA educação é um processo contínuo que visa desenvolver habilidades, conhecimentos e valores nos indivíduos. No entanto, a forma como a educação é ministrada pode influenciar significativamente o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. Nesse contexto, a ludicidade surge como uma abordagem pedagógica que pode contribuir para tornar a aprendizagem mais significativa, eficaz e prazerosa. O objetivo deste trabalho é analisar como a ludicidade pode contribuir para a formação dos professores dos anos iniciais, destacando os pontos mais relevantes dessa abordagem. Partimos do pressuposto de que a abordagem lúdica pode tornar a aprendizagem mais efetiva, pois permite que os estudantes explorem e descubram conceitos de forma ativa e interativa. Para isso, foi realizado um estudo exploratório e uma breve revisão de literatura para verificar as possíveis contribuições da ludicidade para a formação de professores. Os resultados indicam que a ludicidade pode ajudar a desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes, tornar a aprendizagem mais significativa e criar um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e prazeroso. Concluímos que é recomendável que os professores considerem a ludicidade como uma estratégia importante para a sua prática pedagógica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleLudicidade e a formação de professorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons