https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19032
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
juanadarcoliveiraguerra.pdf | PDF/A | 749.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | As inter-relações entre a autoestima de adolescentes, as mídias sociais e as famílias |
Author: | Guerra, Juana D'arc Oliveira |
First Advisor: | Silva, Nara Liana Pereira |
Referee Member: | Santos, Larissa Medeiros Marinho dos |
Referee Member: | Rodrigues, Marisa Cosenza |
Resumo: | A autoestima pode ser definida como a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo, expressando uma atitude de aprovação ou de desaprovação de si. As características individuais, o ambiente social e a sociedade atuam de forma sistêmica na formação da autoestima, tendo em vista que a forma de se avaliar e formar uma opinião sobre si mesmo ocorre por meio de interações com outros indivíduos. Com o avanço tecnológico e o surgimento das mídias sociais, os adolescentes passaram a interagir de forma constante no ciberespaço, sobretudo após a pandemia da COVID-19. Pesquisas apontam que o uso constante de mídias sociais tem favorecido a comparação e contribuído para o desenvolvimento de baixa autoestima, falta de identificação com os pares, ansiedade, depressão, insatisfação corporal, entre outros, tornandose cada vez mais importante o monitoramento e a comunicação clara entre os adolescentes e seus responsáveis, para que o uso dessas mídias se estabeleça de forma consciente e saudável. Portanto, faz-se necessária a realização de pesquisas na área, especialmente no contexto brasileiro, afim de elucidar o estado da arte e promover qualidade de vida para estes jovens. O objetivo deste estudo é investigar o uso de mídias sociais por adolescentes, o consumo de conteúdos destas mídias relacionando com níveis de autoestima, bem como associar os estilos parentais com o nível de autoestima dos adolescentes. A pesquisa contou com 104 adolescentes, de 14 aos 19 anos que estavam matriculados no ensino médio regular da rede pública e privada do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. A primeira etapa da pesquisa foi realizada com a aplicação coletiva da Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e do Questionário sobre o uso de Mídias Sociais. A segunda fase ocorreu com a participação de um dos pais para o preenchimento do Questionário sobre o uso de Mídias Sociais adaptado para Pais, o Questionário de Estilos Parentais – PAQ e o Questionário de Caracterização Familiar. Após a coleta, os dados foram analisados com o auxílio do software Jamovi para a redação da dissertação. Os resultados apresentaram que o nível de autoestima dos meninos não é representado pela curva normal, ou seja, alguns pontuaram autoestima muito baixa e outros pontuaram autoestima muito alta. Já as meninas, apresentaram, em sua maioria, autoestima dentro da média. Foi possível observar a relação de efeito significativo sobre o tempo gasto com a família e o uso do celular, demonstrando que os adolescentes reconhecem que o uso do aparelho atrapalha este vínculo. Não foi apresentada associação entre o estilo parental e o nível de autoestima dos participantes, uma hipótese para este resultado pode ser o baixo número de pais que participaram da pesquisa. |
Abstract: | Self-esteem can be defined as an individual's evaluation of themselves, expressing an attitude of approval or disapproval. Individual characteristics, the social environment and society act in a systemic way in the formation of self-esteem, given that the way of evaluating and forming an opinion about oneself occurs through interactions with other individuals. With technological advances and the emergence of social media, teenagers have started to interact constantly in cyberspace, especially after the COVID-19 pandemic. Research shows that the constant use of social media has favored comparison and contributed to the development of low self-esteem, lack of identification with peers, anxiety, depression, body dissatisfaction, among others, making it increasingly important to monitor and communicate clearly between adolescents and their guardians, so that the use of these media is established in a conscious and healthy way. It is therefore necessary to carry out research in this area, especially in the Brazilian context, in order to elucidate the state of the art and promote quality of life for these young people. The aim of this study is to investigate the use of social media by adolescents, the consumption of content from these media in relation to levels of self-esteem, as well as to associate parenting styles with the level of self-esteem of adolescents. The study included 104 adolescents aged 14 to 19 who were enrolled in regular public and private high school in the municipality of Juiz de Fora, Minas Gerais. The first stage of the research was carried out with the collective application of the Rosenberg Self-Esteem Scale (RAS) and the Questionnaire on the use of Social Media. The second stage involved one of the parents filling in the Social Media Use Questionnaire adapted for Parents, the Parenting Styles Questionnaire (PAQ) and the Family Characterization Questionnaire. After collection, the data was analyzed using Jamovi software to write the dissertation. The results showed that the boys' level of self-esteem is not represented by the normal curve, i.e. some scored their self-esteem very low and others scored their self-esteem very high. The majority of girls, on the other hand, had self-esteem within the average range. It was possible to observe a significant relationship between time spent with the family and cell phone use, showing that the adolescents recognize that the use of the device disrupts this bond. There was no association between parenting style and the participants' level of self-esteem; one hypothesis for this result may be the low number of parents who took part in the survey. |
Keywords: | Autoestima Mídias sociais Estilos parentais Adolescência Self-esteem Social media Parenting styles Adolescence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19032 |
Issue Date: | 13-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License