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dc.contributor.advisor1Machado, Miriam Raquel Piazzi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613375539401149pt_BR
dc.contributor.referee1Dorini, Lívia Fagundes Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Mollica, Maria Cecilia de Magalhães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3739175536240285pt_BR
dc.creatorTavares, Patrícia de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-22T13:07:58Z-
dc.date.available2025-07-21-
dc.date.available2025-07-22T13:07:58Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19069-
dc.description.abstractThis dissertation examines the challenges encountered by students during the early years of elementary education at an state institution in Minas Gerais. These students struggle to consolidate essential reading and writing skills, persisting in this learning difficulty throughout their academic trajectory. This situation may worsen over time if individualized support is not provided to children who fail to progress in their understanding of the alphabetic writing system in the absence of appropriate monitoring and effective interventions. Given this context, the primary objective understands the main challenges related to reading and writing faced by students at Estrela do Futuro State School, in Juiz de Fora, Minas Gerais. Furthermore, this work aims to achieve the following specific objectives: (i) to describe the context of Estrela do Futuro State School and examine its approach to addressing educational challenges related to the delayed literacy acquisition of specific student groups; (ii) Analyze the results of the evaluations of students at the Estrela do Futuro State School in the initial and complementary cycle of literacy; (iii) Propose an action plan aimed at mitigating the possible reading and writing difficulties encountered.For this purpose, this research is based on the concepts of equity and diversity (Ambrosetti, 1999; Seabra, 2009; Soares, 2005; Poker, 2018; Peregrino, 2010 e Lopez, 2005), literacy and literacies (Soares, 2020; Lemle, 1988; Smolka, 1993; Tfouni, 2006; Parisotto; Rinaldi, 2016; Mollica et al., 2012; Mollica; Leal, 2012; Bortoni-Ricardo; Sousa, 2006; Bortoni-Ricardo; Machado; Castanheira, 2010; Santos, 2012), as well as pedagogical management, educational planning, and school curriculum (Libâneo, 1994; Lück, 2009; Burgos; Canegal, 2011; Brooke; Rezende, 2020). The study was based on a qualitative methodological approach, utilizing the following research instruments: a talking circle conducted with teachers, a semi-structured interview with the pedagogical supervisor, the Specialist in Basic Education (EEB) involved in the literacy acquisition process, and a reading and writing protocol for the early years of schooling with the aim to facilitate an understanding of students' development in these fundamental competencies and to identify areas of learning gaps. Accordingly, an Educational Action Plan was developed, outlining proposals aimed at addressing the challenge of ensuring literacy acquisition for some of these students while also encouraging the development of new initiatives to enhance the teaching and learning process within the school.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda as dificuldades enfrentadas por alguns educandos ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino estadual em Minas Gerais. Esses estudantes não conseguem consolidar as competências fundamentais de leitura e escrita, mantendo-se nesse impasse durante suas trajetórias escolares. Trata-se de uma situação que pode se agravar com o decorrer do tempo, caso não haja uma atenção individualizada, acompanhamento adequado e intervenções eficazes para essas crianças que não estão progredindo na compreensão do sistema de escrita alfabética. Diante desse cenário, tem-se como objetivo geral compreender os principais desafios relacionados à leitura e à escrita enfrentados pelos alunos da Escola Estadual Estrela do Futuro, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Além disso, o trabalho tem como objetivos específicos: (i) Descrever o contexto da Escola Estadual Estrela do Futuro e as estratégias adotadas para lidar com as dificuldades educacionais existentes da nãoalfabetização de grupos de alunos no momento adequado; (ii) Analisar os resultados das avaliações dos estudantes da escola Estrela do Futuro no ciclo inicial e complementar da alfabetização. (iii) Propor um plano de ação visando mitigar as possíveis dificuldades de leitura e escrita encontradas. Para tal, esta pesquisa fundamentou-se nos conceitos de equidade e diversidade – conforme Ambrosetti (1999), Soares (2005), Seabra (2009), Peregrino (2010),Poker (2018) e Lopez (2005) -, de alfabetização e letramento - de acordo com Smolka (1993), Soares (2020), Tfouni (2006), Bortoni-Ricardo e Sousa (2006),Lemle (2009), BortoniRicardo, Machado e Castanheira (2010), Mollica et al. (2012), Parisotto e Rinaldi (2016), Mollica e Leal (2012a; 2012b), Santos (2012) - e gestão pedagógicasegundo Libâneo (1994), Lück (2009), Burgos e Canegal (2011) e Brooke e Rezende (2020). O estudo apoiou-se em uma abordagem metodológica qualitativa, cujos instrumentos de pesquisa foram uma roda de conversa realizada com as professoras; uma entrevista semiestruturada com a Especialista em Educação Básica (EEB) envolvida no processo de aquisição da leitura e escrita; e um protocolo de leitura e escrita nos Anos Iniciais, com o objetivo de possibilitar a compreensão do desenvolvimento dos alunos nessas competências fundamentais e a identificação de áreas de defasagem. De tal modo, foi elaborado um Plano de Ação Educacional com propostas voltadas para o enfrentamento do desafio de alfabetizar e letrar alguns desses alunos, além de incentivar o desenvolvimento de novas ações que visem aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectDiversidade e equidadept_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectDiversity and equitypt_BR
dc.subjectLiteracy and literaciespt_BR
dc.subjectPedagogical managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desafio de alfabetizar alunos com defasagem em leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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