https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| amandaglatzlgeheim.pdf | 6.35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título : | Alfabetização de crianças com dislexia: a produção de um jogo didático para o desenvolvimento da consciência fonológica |
| Autor(es): | Geheim, Amanda Glatzl |
| Orientador: | Rocha, Juliano Guerra |
| Miembros Examinadores: | Bellotti, Andreia Alvim |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar quais estratégias pedagógicas são recomendadas para a alfabetização de crianças com dislexia, sugerindo a criação de um jogo didático para contribuir nesse processo. Por meio de uma revisão de literatura, o Trabalho de Conclusão de Curso discutiu o conceito de dislexia e os procedimentos para seu diagnóstico. Em seguida, apresentou um levantamento sobre as pesquisas relacionadas à alfabetização desse público e à atuação do alfabetizador. Dentre os encaminhamentos metodológicos abordados, verificou-se que os estudos indicavam intervenções focadas no desenvolvimento da consciência fonológica. Com base nessa fundamentação teórica, especialmente nos trabalhos de Artur Gomes de Morais, foi elaborado o jogo “Trilha da Sílaba Inicial”, voltado ao nível da consciência silábica. O estudo buscou, assim, contribuir para a formação de professores alfabetizadores e a implementação de metodologias que atendessem às necessidades de estudantes com dislexia, promovendo seu desenvolvimento integral por meio de práticas pedagógicas acessíveis. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Alfabetização Dislexia Jogos de consciência fonológica |
| CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090 |
| Fecha de publicación : | 12-mar-2025 |
| Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
