https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19114
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sandracristinagomes.pdf | PDF/A | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | História e cultura afro-brasileira e indígena na Escola Estadual Sinfrônio Fernandes |
Author: | Gomes, Sandra Cristina |
First Advisor: | Amorim, Cassiano Caon |
Referee Member: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
Referee Member: | Lima, Carla Conceição |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado analisa o trabalho com História e Cultura Afro-brasileira e Indígena na Escola Estadual Sinfrônio Fernandes, em Caratinga, Minas Gerais. O objetivo geral deste estudo é analisar o desenvolvimento curricular proposto pela LDB 9.394/96 quanto à obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, pesquisando os documentos referentes ao ensino de História, Língua Portuguesa e Artes, dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos deste estudo são: i) Descrever como a equipe docente trabalha com o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, a partir do livro didático ii) Analisar as dificuldades da equipe docente em trabalhar o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, conforme previsto no art. 26-A da LDB/1996, ou seja, por todos os componentes curriculares. iii) Propor um Plano de Ação para dirimir as dificuldades da equipe da escola em trabalhar o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A metodologia deste estudo se pauta em uma perspectiva qualitativa. A coleta de dados é feita em documentos escolares como o PPP da Escola Estadual Sinfrônio Fernandes de 2022, o Livro de Atas de Reuniões Pedagógicas (2019 a 2024), os planejamentos de professores (2019 a 2024), o Programa de Estudo Tutorado - PET (2019 a 2024), o acervo da Biblioteca Escolar Max de Figueiredo Portes e os livros didáticos de Arte, Língua Portuguesa e História, do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2017, 2020 e 2024). O referencial teórico abarca as análises de pesquisadores como Macedo (2013), Oliveira (2019) e Munanga (2019), que proporcionam análises sobre o etnocentrismo, a história da África, ancestralidade, identidade e as origens africanas do Brasil contemporâneo. Também serão utilizados estudos de Almeida e Roldão (2018) e Santos (2018), sobre reflexões e proposições de um currículo que integre o Ensino de História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas nas escolas. Nas análises dos respectivos documentos observa-se que estes carecem de orientações específicas sobre como deve ser conduzido o trabalho com as Relações ÉtnicoRaciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena ao longo do ano letivo. As disciplinas de História, Arte propõem poucas aulas com a temática de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. E o acervo da Biblioteca Escolar Max de Figueiredo Portes é insuficiente para o ensino de literatura no Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. O Plano de Ação Educacional propõe intervenções como a revisão do currículo e planejamentos escolares, reuniões pedagógicas como momento de formação continuada sobre o Ensino História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, adequação do acervo da Biblioteca Escolar e um projeto interdisciplinar abarcando todos os componentes curriculares, dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental, para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena ao longo do ano letivo. |
Abstract: | This dissertation was produced within the context of the Education Evaluation and Management’s Professional Master’s Degree (PPGP) from the Public Policy and Education Evaluation in Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The studied case analyzes the work done in relation to the african american and indigenous history in the Sinfrônio Fernandes school, in Caratinga, Minas Gerais. The general objective of this study is: analyze the curriculum development proposed by the LDB 9.394/96 with relation to mandatory teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture, researching documents relating to the teaching of History, Portuguese Language and Arts, in the 7th and 8th years of Elementary School. The objectives of this study are: i) To describe how the teachers do the Teaching of History and Afrobrazilian and Indigenous Culture, from the textbooks ii) To analyse the problemsthat the teachers have in doing the Teaching of History and Afro-brazilian and indigenousCulture, as it is prescribed in the article 26-A of the LDB 9.394/96, which means, through all thecurricular components. iii) To propose a contingency plan to help the teachers do theTeaching of History and Afro-brazilian and Indigenous Culture. The methodology of this study is based on a qualitative perspective. The data used were school documents such asthe PPP from the school Sinfrônio Fernandes, 2022, the book of records of pedagogical reunions from 2019 to 2024, the teacher's plannings from 2019 to 2024, the Tutored Study Program - PETs from 2020 and 2021, the books from the school library Max de Figueiredo Portes and the books dedicated to art, portuguese language and history, of the National Textbook Program - PNLD from 2017, 2020 and 2024. This study’s methodologies are based on a qualitative perspective. The acquiring of data is made through the analysis of documents. The theoretical framework encompasses the analyzes by Macedo (2013), Oliveira (2019), and Munaga (2019) that analyze etnocentrism, the history of Africa, ancestry, identity and the african origins of today’s Brazil. Some works from Almeida e Roldão (2018) and Santos (2018) will also be mentioned, for they offer some useful reflections and propositions for the teaching of afro-brazilian and indigenous culture and history in schools. The contingency plan proposes interventions such as the revision of the curriculum andschool plannings, pedagogical reunions as a moment of continuous specialization about the Teaching of History and Afro-brazilian and Indigenous Culture, adequacy of the School Library collection and an interdisciplinary project covering all curricular components, from the 6th to the 9th years of Elementary School, for teaching Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture throughout the school year. |
Keywords: | Educação étnico-racial Ensino Livro didático Práticas pedagógicas Ethnic-racial education Teaching Textbook Pedagogical practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19114 |
Issue Date: | 3-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License