https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1911
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariliariosdepaula.pdf | 678.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Razão como taxa: uma proposta de ensino para a sala de aula de matemática |
Autor(es): | Paula, Marilia Rios de |
Primeiro Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Membro da banca: | Oliveira, Viviane Cristina Almada de |
Membro da banca: | Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
Resumo: | A presente pesquisa discute o ensino de razão como taxa enquanto parte da formação matemática dos estudantes do ensino fundamental. Nossa investigação tem como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos que nos permitiu, através de seus pressupostos, o desenvolvimento da pesquisa de campo e do produto educacional. O estudo teve como objetivo investigar o ensino do tema razão como taxa na sala de aula de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental através da inserção de tarefas que estimulassem a produção de significados dos estudantes. O Produto Educacional, produzido a partir da pesquisa, resultou em um texto, voltado para o professor, sobre o tema Razão como taxa, indicando a importância do tema e sugerindo tarefas que podem ser utilizadas em salas de aula e em atividades de ensino. |
Abstract: | This research discusses the teaching rate as tax as part of students ' mathematics education in elementary school. Our research is based on the theoretical Model of Semantic Fields which allowed us, through its assumptions, the development of field research and educational product. The study aimed to investigate the teaching of the subject rate as tax in the classroom of the 9th math grade by inserting tasks that stimulate the production of meanings of students. The Educational Product, produced from the survey, resulted in a text for the teacher, on the topic of Rate as Tax, indicating the importance of the subject and suggesting tasks that can be used in classrooms and in teaching activities. |
Palavras-chave: | Educação matemática Pensamento proporcional Produção de significados Matemática no ensino fundamental Razão como taxa Mathematics education Proportional Thinking Production of Meanings Mathematics in elementary school Rate as Tax |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1911 |
Data do documento: | 26-Out-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.