Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1911
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariliariosdepaula.pdf678.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Viviane Cristina Almada de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769515Y0pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Cristina Araújo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784896E6pt_BR
dc.creatorPaula, Marilia Rios de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486710H1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T15:49:21Z-
dc.date.available2016-05-17-
dc.date.available2016-07-13T15:49:21Z-
dc.date.issued2012-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1911-
dc.description.abstractThis research discusses the teaching rate as tax as part of students ' mathematics education in elementary school. Our research is based on the theoretical Model of Semantic Fields which allowed us, through its assumptions, the development of field research and educational product. The study aimed to investigate the teaching of the subject rate as tax in the classroom of the 9th math grade by inserting tasks that stimulate the production of meanings of students. The Educational Product, produced from the survey, resulted in a text for the teacher, on the topic of Rate as Tax, indicating the importance of the subject and suggesting tasks that can be used in classrooms and in teaching activities.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discute o ensino de razão como taxa enquanto parte da formação matemática dos estudantes do ensino fundamental. Nossa investigação tem como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos que nos permitiu, através de seus pressupostos, o desenvolvimento da pesquisa de campo e do produto educacional. O estudo teve como objetivo investigar o ensino do tema razão como taxa na sala de aula de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental através da inserção de tarefas que estimulassem a produção de significados dos estudantes. O Produto Educacional, produzido a partir da pesquisa, resultou em um texto, voltado para o professor, sobre o tema Razão como taxa, indicando a importância do tema e sugerindo tarefas que podem ser utilizadas em salas de aula e em atividades de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPensamento proporcionalpt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectMatemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectRazão como taxapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectProportional Thinkingpt_BR
dc.subjectProduction of Meaningspt_BR
dc.subjectMathematics in elementary schoolpt_BR
dc.subjectRate as Taxpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleRazão como taxa: uma proposta de ensino para a sala de aula de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.