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dc.contributor.advisor1Bernardino, Heder Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7733681743453751pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hallak, Patrícia Habib-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9998509212446471pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Flávia de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4695699230584970pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Nícolas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorMotta, Luciana Paixão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062329228722732pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-04T14:53:44Z-
dc.date.available2025-08-04-
dc.date.available2025-08-04T14:53:44Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19127-
dc.description.abstractWith the emergence of Micro Air Vehicle (MAVs) and the growing interest in aerial vehicles for Mars exploration, the search for efficient aerodynamic profiles for these applications has intensified. These applications operate in a range of Reynolds numbers (104 < Re < 105) significantly lower than those commonly found in conventional low Reynolds regimes, such as commercial drones. This study highlights the pronounced aerodynamic challenges in this low Reynolds number range, such as Kelvin-Helmholtz instability and Laminar Separation Bubble (LSB). The main objective of this research is to identify more efficient shapes for airfoils by optimizing them through a multi-objective process to maximize the lift coefficient and minimize the drag coefficient. To achieve this goal, two unconventional airfoil models were optimized using Generalized Differential Evolution 3 (GDE3), a differential evolution algorithm. The obtention of aerodynamic coefficients, crucial for evaluating the performance of the evolutionary algorithm, was carried out through simulations using Computational Fluid Dynamics (CFD). The method applied to describe the aerodynamic behavior of the structures proved consistent with experimental data. Finally, the evolutionary algorithm resulted in aerodynamic profiles that exhibited interesting characteristics for these applications.pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento dos Micro Veículos Aéreos (MVAs) e o crescente interesse em veículos aéreos de exploração em Marte, a busca por perfis aerodinâmicos eficientes para essas aplicações intensificou-se. Essas aplicações operam em uma faixa de números de Reynolds (104 < Re < 105) significativamente inferior àquelas comumente encontradas em regimes convencionais de baixo Reynolds, como é o caso de drones comerciais. Este estudo destaca os desafios aerodinâmicos acentuados nessa faixa de baixos números de Reynolds, como a instabilidade de Kelvin-Helmholtz e a Bolha de Separação Laminar (BSL). O objetivo principal desta pesquisa é identificar formatos mais eficientes para aerofólios, otimizando-os por meio de um processo multiobjetivo, com o objetivo de maximizar o coeficiente de sustentação e minimizar o coeficiente de arrasto. Para atingir esse fim, dois modelos de aerofólios não convencionais foram otimizados utilizando o algoritmo Generalized Differential Evolution 3 (GDE3). A obtenção dos coeficientes aerodinâmicos, essenciais para a avaliação do desempenho do algoritmo evolutivo, foi realizada por meio de simulações utilizando Computational Fluid Dynamics (CFD). O método aplicado para a descrição do comportamento aerodinâmico das estruturas se mostrou consistente com os dados experimentais. Por fim, o algoritmo evolutivo resultou em perfis aerodinâmicos que apresentavam características interessantes para estas aplicações.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectBaixo número de Reynoldspt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectOtimização multiobjetivopt_BR
dc.subjectLow Reynolds numberpt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectMultiobjective optimizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAOpt_BR
dc.titleOtimização multiobjetivo de aerofólios não convencionais para aplicações em baixos números de Reynoldspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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