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dc.contributor.advisor1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee1Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705191E4pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia Aparecida Schaper dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorTolentino, Eneida Gomes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4459932T0pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-14T15:47:59Z-
dc.date.available2015-12-11-
dc.date.available2015-12-14T15:47:59Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/191-
dc.description.abstractThe research "The teacher and playing: reflections on the socio-cultural-historical perspective" is included in Language, Knowledge and Training Teachers line of the Education Graduate Program of the Federal University of Juiz de Fora / UFJF - Minas Gerais, proposing to investigate about mediation procedures established by educators in playful moments. What motivated this research was the desire to understand the educators’ mediation possibilities in the context of playing, establishing as its goals: understanding whether the toys and playful artifacts are considered by these educators as a possibility for mediation in moments of play and encouraging reflection on the meaning to the mediate act. Based on socio-cultural-historical perspective, it has as the theoretical basis Leontiev, Luria and Vygotsky´s contributions. The methodological development was guided by the Critical Collaboration Research (MAGALHÃES, 2010), in which, in a collaborative movement through reflection collective activities, researcher and collaborators were able to share and (re) construct meanings that allowed other understandings on the pedagogical tasks. Such reflections were promoted in two moments, namely, a dialogical interview, in which we share knowledge underlying our tasks; and a reflective session, with the proposal of collective and collaborative analysis playing daily situations. The resulting transcripts of these reflection moments were analyzed in an argumentative form based on Perelman´s New Rhetoric categories and allowed realize that through reflective activities in collaboration, it was possible to share ideas that reverberated in a changing movement.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa “O educador e o brincar: reflexões sob a perspectiva sócio-histórico-cultural” se insere na linha de Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF – Minas Gerais, propondo-se a investigar sobre processos de mediação constituídos pelos educadores nos momentos de brincadeira. O que motivou tal pesquisa foi o desejo de compreender as possibilidades de mediação dos educadores no contexto da brincadeira, tendo por objetivos: compreender se os brinquedos e artefatos são considerados por estes como possibilidades de mediação nos momentos de brincadeiras e fomentar a reflexão sobre o significado do ato de mediar. Fundamentada na perspectiva sócio-histórico-cultural, tem como aporte teórico as contribuições de Leontiev, Lúria e Vigotski. O desenvolvimento metodológico foi pautado na Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2010), em que, num movimento colaborativo, por meio de atividades coletivas de reflexão, pesquisador e colaboradores puderam compartilhar e (re) construir significados que possibilitaram outras compreensões sobre os fazeres pedagógicos. Tais reflexões foram fomentadas em dois momentos, a saber, uma entrevista dialógica, na qual compartilhamos saberes que fundamentam nossos fazeres; e uma sessão reflexiva, com a proposta de análise coletiva e colaborativa de situações cotidianas de brincadeiras. As transcrições resultantes desses momentos de reflexão foram analisadas de forma argumentativa com base nas categorias da Nova Retórica de Perelman e permitiram compreender que por meio das atividades reflexivas, em colaboração, foi possível compartilhar ideias que reverberou em um movimento de mudança.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectPesquisa crítica de colaboraçãopt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectPlayingpt_BR
dc.subjectToypt_BR
dc.subjectCollaboration critical researchpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO educador e o brincar: reflexões sob a perspectiva sócio-histórico-culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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